O presente estudo busca analisar as mudanças ocorridas nas aulas de física de turmas de um colégio estadual do Paraná após a implementação do Novo Ensino Médio com base nas experiências proporcionadas pelo Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e por meio da análise de currículo e documentos oficiais, através dos conceitos de Educação Bancária de Paulo Freire e da Teoria da Mediação de Lev S. Vygotsky. Tendo como objetivos a identificação dos pontos positivos e negativos da reforma, bem como suscitar discussões na área. Foi possível concluir que o aumento de conteúdos da grade e a implementação dos itinerários formativos sem o investimento necessário, a devida preparação de professores e aumento proporcional de horas-aula é ineficaz e causa alienação nos alunos e exaustão nos professores, pois afasta os primeiros da ciência básica enquanto confina os segundos em uma rede de controle e supervisão. Não obstante, se vê a necessidade de elaboração de materiais e pesquisas com amostras maiores, por se tratar de um assunto que está ocorrendo e se desenrolando no presente momento.