Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESTAÇÕES DE TRABALHO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104434
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2051
    "inscrito_id" => 2235
    "titulo" => "ESTAÇÕES DE TRABALHO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "O ensino de Botânica é de extrema importância, uma vez que possibilita a compreensão dos diferentes grupos de plantas pelos alunos e fornece subsídios para a compreensão da grandiosidade e importância da biodiversidade vegetal. O presente trabalho buscou identificar e revisar os conhecimentos dos alunos em relação aos quatro grupos de plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Para isso, foi realizada uma intervenção em uma escola estadual na região Noroeste do Rio Grande do Sul com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta intervenção foram utilizadas como estratégias de ensino a aula expositiva e dialogada e atividade prática com rotação em estações de trabalho. A escolha desta atividade prática veio do intuito de estimular o interesse dos alunos para a área da Botânica e demonstrar a importância das plantas no dia a dia, motivando-os a estudar Ciências e a desenvolver atitudes científicas. Conclui-se que a atividade prática realizada proporcionou aos alunos uma melhor compreensão das características dos grupos de plantas, auxiliando-os na sua aprendizagem. Além disso, a possibilidade de experienciar a prática docente, contribuiu para a nossa formação como futuros professores de Ciências."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2235_TB2051_06102023010826.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOAH FERREIRA GUEDES DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "NOAH"
    "autor_email" => "noahferreira2502@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104434
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2051
    "inscrito_id" => 2235
    "titulo" => "ESTAÇÕES DE TRABALHO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "O ensino de Botânica é de extrema importância, uma vez que possibilita a compreensão dos diferentes grupos de plantas pelos alunos e fornece subsídios para a compreensão da grandiosidade e importância da biodiversidade vegetal. O presente trabalho buscou identificar e revisar os conhecimentos dos alunos em relação aos quatro grupos de plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Para isso, foi realizada uma intervenção em uma escola estadual na região Noroeste do Rio Grande do Sul com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta intervenção foram utilizadas como estratégias de ensino a aula expositiva e dialogada e atividade prática com rotação em estações de trabalho. A escolha desta atividade prática veio do intuito de estimular o interesse dos alunos para a área da Botânica e demonstrar a importância das plantas no dia a dia, motivando-os a estudar Ciências e a desenvolver atitudes científicas. Conclui-se que a atividade prática realizada proporcionou aos alunos uma melhor compreensão das características dos grupos de plantas, auxiliando-os na sua aprendizagem. Além disso, a possibilidade de experienciar a prática docente, contribuiu para a nossa formação como futuros professores de Ciências."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2235_TB2051_06102023010826.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOAH FERREIRA GUEDES DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "NOAH"
    "autor_email" => "noahferreira2502@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O ensino de Botânica é de extrema importância, uma vez que possibilita a compreensão dos diferentes grupos de plantas pelos alunos e fornece subsídios para a compreensão da grandiosidade e importância da biodiversidade vegetal. O presente trabalho buscou identificar e revisar os conhecimentos dos alunos em relação aos quatro grupos de plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Para isso, foi realizada uma intervenção em uma escola estadual na região Noroeste do Rio Grande do Sul com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta intervenção foram utilizadas como estratégias de ensino a aula expositiva e dialogada e atividade prática com rotação em estações de trabalho. A escolha desta atividade prática veio do intuito de estimular o interesse dos alunos para a área da Botânica e demonstrar a importância das plantas no dia a dia, motivando-os a estudar Ciências e a desenvolver atitudes científicas. Conclui-se que a atividade prática realizada proporcionou aos alunos uma melhor compreensão das características dos grupos de plantas, auxiliando-os na sua aprendizagem. Além disso, a possibilidade de experienciar a prática docente, contribuiu para a nossa formação como futuros professores de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.