O ensino de Botânica é de extrema importância, uma vez que possibilita a compreensão dos diferentes grupos de plantas pelos alunos e fornece subsídios para a compreensão da grandiosidade e importância da biodiversidade vegetal. O presente trabalho buscou identificar e revisar os conhecimentos dos alunos em relação aos quatro grupos de plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Para isso, foi realizada uma intervenção em uma escola estadual na região Noroeste do Rio Grande do Sul com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta intervenção foram utilizadas como estratégias de ensino a aula expositiva e dialogada e atividade prática com rotação em estações de trabalho. A escolha desta atividade prática veio do intuito de estimular o interesse dos alunos para a área da Botânica e demonstrar a importância das plantas no dia a dia, motivando-os a estudar Ciências e a desenvolver atitudes científicas. Conclui-se que a atividade prática realizada proporcionou aos alunos uma melhor compreensão das características dos grupos de plantas, auxiliando-os na sua aprendizagem. Além disso, a possibilidade de experienciar a prática docente, contribuiu para a nossa formação como futuros professores de Ciências.