Conhecer a sala de aula é uma experiência única e acaba se tornando um grande desafio para o processo de formação do licenciando, principalmente quando é necessário associar a relação do que é esperado da faculdade para a prática da escola. A partir disso o presente trabalho objetiva entender um pouco dessa relação trazendo experiências durante o ensino do programa PIBID. Portanto, a prática é muito importante para que o graduando possa se identificar enquanto professor, pois a educação apresenta muitos desafios, e o professor sempre vai se deparar com realidades diferentes ao longo da sua caminhada e muita das vezes não vai estar totalmente preparado para elas, mas que com o seu conhecimento e vivência conseguem controlar a situação. Além disso, estudamos na teoria através do autor Karnal e observamos na realidade que para uma aula boa não depende apenas do professor, mais de muitos outros fatores, nos quais vivenciamos integradamente nas escolas a partir desse programa tão essencial que é o PIBID, pois mesmo com tantos obstáculos, os graduandos tem a oportunidade de aprender a desenvolver métodos para trabalhar de acordo com as possibilidades que o campo educacional oferece, visto que nem tudo será como planejado ou como imaginamos, é preciso termos sensibilidade com nós mesmos. Não trata-se apenas de se tornar professor, mas se tornarmos pessoas melhores e mais compreensíveis nesse mundo tão complexo.