Esta pesquisa traz um olhar para além do espaço da creche destacando como o ambiente é organizado e utilizado como componente pedagógico. O objetivo do artigo é compreender como este espaço pode promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pequenas. A pesquisa tem como objeto de estudo o espaço de uma Creche da rede pública de São Luís-MA, no contexto vivido por estudantes-residentes que integram o subprojeto EduPen - Educar (para) o Pensar, do Programa Residência Pedagógica, do Curso de Pedagogia - UFMA. A questão norteadora desta pesquisa é a seguinte, quais são as influências que o ambiente da creche pode exercer sobre o processo de ensino e aprendizagem das crianças? O percurso metodológico foi feito a partir de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, o levantamento de dados foi feito por meio da observação participante no espaço da Creche, e a análise fez-se com base em pesquisas bibliográficas. Os resultados mostram que os espaços da Creche precisam ser repensados a partir de uma perspectiva que o condicione como um ambiente que possibilite experiências e vivências e que estas contribuam para o desenvolvimento e a aprendizagem significativa das crianças pequenas.