O Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, oportuniza a vivência em sala de aula para estudantes de licenciatura contribuindo para a formação. Vinculado ao curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, as atividades foram iniciadas em novembro de 2022, que se constituíram na universidade em reuniões de planejamento, estudo de livros e textos, além de outras atividades formativas; e nas escolas idas semanais para observação, planejamento e aplicação de planos de aula. O trabalho objetiva relatar as atividades que ocorreram no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, localizado no bairro Sítio Cercado em Curitiba partindo da questão: como a imersão no espaço-tempo escolar contribui para formação de professores? Semanalmente foram realizadas observações focando na organização de estratégias pedagógicas. As atividades aconteceram em duas etapas: a observação participante das aulas de Geografia e realização de uma intervenção. Na observação, fez-se um estudo do Projeto Político Pedagógico e contexto geográfico e social da escola, seguido do acompanhamento das aulas da professora preceptora. Nesse acompanhamento, foi usado diário, fotos e vídeos para registrar atividades. A partir das observações foi feita uma intervenção em cinco turmas de 8º ano sobre “Desenvolvimento no continente americano”, usando fotos e mapa, tendo como produto um questionário e um mapa da América produzido com colagens. Esta intervenção estimulou a percepção geográfica sobre os diferentes níveis de desenvolvimento. Consideramos que essas experiências aproximaram a universidade da compreensão do docência nas dimensões didáticas, pedagógicas e sociais. Projetos como esse aprofundam vínculos com a realidade de estudantes, professores e comunidade escolar.