O trabalho é o relato de experiência de aula prática de extração do DNA da banana, vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, na instituição de ensino Colégio Cívico - Militar Profº Colares, com alunos do 1º ano do Ensino Médio. A aula abordou de maneira prática os princípios teóricos adquiridos em sala de aula, utilizando materiais acessíveis como bananas, recipientes de plástico, sal de cozinha, detergente neutro, álcool, água e peneira. Todo ser vivo possui o genoma presente no DNA, no qual é responsável por armazenar as informações e sintetizar as proteínas e produzir o Ácido ribonucleico (RNA) do organismo, sendo de grande importância para o funcionamento biológico. O artigo ressalta as nuances das dinâmicas estudantis, as estratégias pedagógicas que moldam aprendizado e as reflexões que emergiram conhecimento dos alunos. Os resultados destacaram durante a jornada laboratorial, aprendemos não apenas sobre os detalhes técnicos da extração de DNA, mas também sobre a importância do DNA em nossas vidas e no avanço da ciência. E de que forma o ensino de genética impacta na vida dos alunos e sua devida importância.