Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105112
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2815
    "inscrito_id" => 3328
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO."
    "resumo" => "Criado em 2007 e presente ainda na atualidade educacional, o PIBID vem sendo um programa importante para os cursos de licenciaturas, pois faz com que o estudante se aproxime da realidade escolar, aprendendo as mais variadas práticas, e as formas de ensino-aprendizagem que acontece dentro da sala de aula, dessa maneira, visando aprimorar a formação inicial de professores, possibilitando que os licenciandos integrantes do programa se familiarizar com o ambiente escolar desde o primeiro ano da graduação. Dessa forma, este presente trabalho irá destacar a importância do programa para a formação do estudante, as observações feitas das aulas obtidas da atividade de campo relacionando, bem como os interesses dos estudantes por um determinada pauta específica despertando assim uma motivação para nos bolsistas a buscar materiais, jogos e desenvolver aulas diversificadas a fim de levar um ensino mais significativo, participativo, emancipatório para os estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3328_TB2815_09102023195410.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY JOSÉ DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WESLEY JOSÉ"
    "autor_email" => "wesleyjose71@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105112
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2815
    "inscrito_id" => 3328
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO."
    "resumo" => "Criado em 2007 e presente ainda na atualidade educacional, o PIBID vem sendo um programa importante para os cursos de licenciaturas, pois faz com que o estudante se aproxime da realidade escolar, aprendendo as mais variadas práticas, e as formas de ensino-aprendizagem que acontece dentro da sala de aula, dessa maneira, visando aprimorar a formação inicial de professores, possibilitando que os licenciandos integrantes do programa se familiarizar com o ambiente escolar desde o primeiro ano da graduação. Dessa forma, este presente trabalho irá destacar a importância do programa para a formação do estudante, as observações feitas das aulas obtidas da atividade de campo relacionando, bem como os interesses dos estudantes por um determinada pauta específica despertando assim uma motivação para nos bolsistas a buscar materiais, jogos e desenvolver aulas diversificadas a fim de levar um ensino mais significativo, participativo, emancipatório para os estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3328_TB2815_09102023195410.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY JOSÉ DE OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WESLEY JOSÉ"
    "autor_email" => "wesleyjose71@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Criado em 2007 e presente ainda na atualidade educacional, o PIBID vem sendo um programa importante para os cursos de licenciaturas, pois faz com que o estudante se aproxime da realidade escolar, aprendendo as mais variadas práticas, e as formas de ensino-aprendizagem que acontece dentro da sala de aula, dessa maneira, visando aprimorar a formação inicial de professores, possibilitando que os licenciandos integrantes do programa se familiarizar com o ambiente escolar desde o primeiro ano da graduação. Dessa forma, este presente trabalho irá destacar a importância do programa para a formação do estudante, as observações feitas das aulas obtidas da atividade de campo relacionando, bem como os interesses dos estudantes por um determinada pauta específica despertando assim uma motivação para nos bolsistas a buscar materiais, jogos e desenvolver aulas diversificadas a fim de levar um ensino mais significativo, participativo, emancipatório para os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.