Este estudo está em desenvolvimento no curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, que tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como coordenadora nacional e como núcleo a Universidade Federal de Ceará. Busca-se compreender a sistematização das rodas de conversa nas aulas de Educação Física numa perspectiva reflexiva, problematizadora e dialógica, utilizando o planejamento participativo, discutindo temas de dilemas sociais, que permitem estabelecer estratégias focadas no diálogo, no questionamento e na argumentação. Elaboramos e acompanhamos o desenvolvimento de Rodas de Conversa, ao longo do ano letivo de 2023, com três turmas de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza. Os objetivos específicos são: discutir a relevância de rodas de conversas nas aulas de Educação Física; sistematizar as rodas de conversa de nas aulas de Educação Física, de modo a proporcionar uma reflexão sobre temas sociais pertinentes aos/às estudantes. Os aportes teórico-conceituais foram diversificados, devido à integração da pesquisa entre educação, educação física, relação com o saber, reflexão, dialogicidade, planejamento participativo e sistematização, e ancoraram-se em autores, como: Venâncio (2014), Sanches Neto (2014), Silva (2011), Freire (2001), Charlot (2007), entre outros. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, utilizaremos questionário exploratório. A triangulação dos dados produzidos será interpretada mediante análise de conteúdo dos questionários. Esperamos que os dados gerados, bem como sua análise, evidenciem a relevância deste projeto de melhoria e seja uma inspiração para outros(as) docentes de Educação Física.