A partir da Revolução urbana industrial constatam-se mudanças de atitude, valores, costumes e de novos estilos de vida, um surto pela procura de produtos e de serviços que incentivaram o/a consumidor /a o desejo de consumir de forma ilimitada. Nesse cenário, vale-se do fenômeno do aumento da expectativa de vida, do envelhecimento e do conceito de qualidade de vida para reintroduzir o/a idoso/a nessa nova sociedade, cuja imagem passa a ser identificada como grupos ativos, com potencial enorme para consumir produtos e serviços. Com base nessa problemática, este estudo tem como objetivo analisar e compreender as representações sociais dos/as idosos/as de classes alta, médias e populares sobre envelhecimento, consumo e qualidade de vida. Isso implica, analisar e compreender o perfil socioeconômico, demográfico e cultural dos sujeitos da pesquisa. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo método de análise se constitui das representações sociais dos /as entrevistados/as. A amostra da pesquisa se compõe de 30 idosos/as com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores/as, aposentados/as ou desempregados/as, pertencentes às classes sociais A, B, C, D e E segundo classificação do IBGE (2015/2017). O instrumento de coleta de dados versa de um formulário de entrevista composto de perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que a maioria dos/as idosos/a é do sexo feminino, casado, predominando a faixa etária entre 60 a 64 anos, funcionários públicos aposentados/as, pensionistas, trabalhadores/as empregados/as, empresários/as e beneficiários/as do BPC/LOAS. A maioria é católico/a, a escolaridade é baixa, configurando as escassas oportunidades de acesso a escola, por conseguinte, uma melhor condição e qualidade de vida. Os resultados mostram que há modos diferentes de as pessoas idosas conceberem o envelhecimento, o consumo e a qualidade de vida, influenciados/as diretamente pelas visões, experiências, valores, renda, padrão, nível educacional, sobretudo, pela classe social a que os/as entrevistados/as pertencem.