O estudo desenvolvido pauta-se nas Políticas Públicas de Educação do Campo no Assentamento Acauã, município de Aparecida-PB no ano de 2018, tendo fundamentações principais em Paulo Freire e Roseli Caldart entre outros citados. O caminho que percorri para realizar este trabalho se caracteriza, quanto aos fins, como uma pesquisa qualitativa de estudo de caso de caráter descritivo, pois teve como objetivo compreender quais políticas voltadas para a Educação do Campo foram desenvolvidas desde sua fundação até os dias atuais na comunidade do Assentamento Acauã. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista gravada semiestruturada a duas pessoas: um professor da escola local e a um líder da comunidade. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo proposta por Bardin que segue: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Ao término do percurso feito, chego as seguintes considerações: O problema da Educação do Campo não está na falta de lei e, sim, na falta de gerenciamento do poder público no que concerne à aplicabilidade da Modalidade de Educação do Campo da qual a escola está inserida; na falta da participação da comunidade nas discussões escolares; nos recursos financeiros da escola que não são administrados de fato pelo conselho escolar, mas pela Secretaria Municipal de Educação. A maioria dos professores desconhece a realidade da comunidade, além do fato de que o gestor municipal negligencia a busca por recursos disponíveis no ministério da educação para o fortalecimento do ensino, em não qualificar os protagonistas do ensino daquela escola.