Esse estudo visa compreender as diretrizes que sustentam a ação do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco - PREVUPE como programa de extensão universitária voltado para formação de estudantes das licenciaturas. Com a política de inserção curricular da extensão universitária nos cursos de graduação, estabelecida pela pelo CNE em 2018, e a partir de então, em desenvolvimento na UPE, foi observado um maior rigor na avaliação sistemática das atividades extensionistas. Esse processo de avaliação na UPE, que incluiu o PREVUPE, favoreceu a revisão reflexiva e a crítica às atividades extensionistas. Neste estudo utilizou-se de uma abordagem de natureza qualitativa crítica defendida por Bogdan e Biklen (1994) e Minayo (1996). No método, foi utilizado a pesquisa-ação realizada desde as etapas do diagnóstico, da ação, da avaliação e da reflexão a partir dos pressupostos teóricos de Dick (2003), Richardson e Rodrigues (2013), Rodrigues (2019) e Thiollent (1986), combinado com a compreensão do objeto nas etapas do ciclo de contextos defendidos por Ball e Colaboradores (1992). Neste estudo, foi identificado que o programa vem avançando no sentido de ser um espaço qualificado de aprendizagem e de formação profissional docente. Destacou-se que a vinculação da gestão do programa à Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PROEC contribuiu com o avanço das atividades desenvolvidas na direção e aproximação dos critérios acadêmicos e de reconhecimento científico. Concluiu-se que a institucionalização do programa impulsionou a qualificação da atividade, ao mesmo tempo em que apontou desafios no sentido de promover reformulações no PREVUPE para se adequar aos princípios estabelecidos nas diretrizes da extensão.