GESTÃO DE SALA DE AULA: QUANDO O CELULAR NEM SEMPRE SAI GANHANDO
"2024-01-24 13:41:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105587 "edicao_id" => 338 "trabalho_id" => 8340 "inscrito_id" => 24869 "titulo" => "GESTÃO DE SALA DE AULA: QUANDO O CELULAR NEM SEMPRE SAI GANHANDO" "resumo" => "A presente experiência surgiu da necessidade de se criar um ambiente adequado à aprendizagem e, também, em poder partilhar com docentes que tem dificuldades em manter os estudantes engajados e atentos durante as aulas, especialmente na Educação Básica. A metodologia usada para tal experimento consistiu em uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e de caráter experimental. Durante a realização dessa pesquisa, foi possível associar duas técnicas de gestão de sala de aula, sendo uma delas criada pela autora a fim de promover um espaço educacional adequado ao ensino e à aprendizagem de 37 estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada no estado do Rio Grande do Norte. Onde 6 deles contavam com laudo médico de TDAH, sendo um deles com outra doença psiquiátrica que afetava o comportamento. Os resultados obtidos foram considerados muito satisfatórios dadas as evidências de aprendizagem dos estudantes durante todo o ano letivo, especialmente após o início do experimento e o perceptível engajamento deles. Depreende-se a partir de tal pesquisa, que a autogestão e o autoconhecimento desenvolvidos nos estudantes aliados às técnicas de gestão de sala de aula são ferramentas relevantes que podem cooperar no desenvolvimento de competências socioemocionais entre os estudantes e para um adequado ambiente onde se pode aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID24869_TB8340_15082023110653.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:17:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAAMA PEGADO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "NAAMA PEGADO" "autor_email" => "naamapf@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO (IFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105587 "edicao_id" => 338 "trabalho_id" => 8340 "inscrito_id" => 24869 "titulo" => "GESTÃO DE SALA DE AULA: QUANDO O CELULAR NEM SEMPRE SAI GANHANDO" "resumo" => "A presente experiência surgiu da necessidade de se criar um ambiente adequado à aprendizagem e, também, em poder partilhar com docentes que tem dificuldades em manter os estudantes engajados e atentos durante as aulas, especialmente na Educação Básica. A metodologia usada para tal experimento consistiu em uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e de caráter experimental. Durante a realização dessa pesquisa, foi possível associar duas técnicas de gestão de sala de aula, sendo uma delas criada pela autora a fim de promover um espaço educacional adequado ao ensino e à aprendizagem de 37 estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada no estado do Rio Grande do Norte. Onde 6 deles contavam com laudo médico de TDAH, sendo um deles com outra doença psiquiátrica que afetava o comportamento. Os resultados obtidos foram considerados muito satisfatórios dadas as evidências de aprendizagem dos estudantes durante todo o ano letivo, especialmente após o início do experimento e o perceptível engajamento deles. Depreende-se a partir de tal pesquisa, que a autogestão e o autoconhecimento desenvolvidos nos estudantes aliados às técnicas de gestão de sala de aula são ferramentas relevantes que podem cooperar no desenvolvimento de competências socioemocionais entre os estudantes e para um adequado ambiente onde se pode aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID24869_TB8340_15082023110653.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:17:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAAMA PEGADO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "NAAMA PEGADO" "autor_email" => "naamapf@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO (IFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 338 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "logo" => null "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 338 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "logo" => null "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 214 "edicao_id" => 338 "codigo" => "978-85-61702-79-3" "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALINE CARVALHO DE ALMEIDA <br />\r\n ANDREIA DUTRA ESCARIÃO (UFPB)<br />\r\n ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LILIAN KELLY DE SOUSA GALVÃO (UFPB)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA <br />\r\n MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARÍLIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n MARY ELLEN VALOIS DA MOTA CÂNDIDO (FAMENE)<br />\r\n MÔNICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA <br />\r\n VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 214 "edicao_id" => 338 "codigo" => "978-85-61702-79-3" "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALINE CARVALHO DE ALMEIDA <br />\r\n ANDREIA DUTRA ESCARIÃO (UFPB)<br />\r\n ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LILIAN KELLY DE SOUSA GALVÃO (UFPB)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA <br />\r\n MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARÍLIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n MARY ELLEN VALOIS DA MOTA CÂNDIDO (FAMENE)<br />\r\n MÔNICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA <br />\r\n VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }