A IMPLICAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA COMUM EM CONTEXTO DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: TRILHAS PARA A INCLUSÃO.
"2024-01-24 12:14:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105825 "edicao_id" => 331 "trabalho_id" => 7402 "inscrito_id" => 20822 "titulo" => "A IMPLICAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA COMUM EM CONTEXTO DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: TRILHAS PARA A INCLUSÃO." "resumo" => "O artigo de natureza qualitativa discute as implicações de uma experiência colaborativa entre estudantes com e sem deficiência intelectual para a construção de estratégias de inclusão na escola comum. Participaram cerca de 60 estudantes matriculados no 2º, 3º, e 4º ano do ensino fundamental de uma rede municipal do estado do Ceará. Em cada uma destas salas havia um aluno com deficiência intelectual, os quais, assim como outros das turmas, encontravam-se em processo de alfabetização. Os alunos foram organizados em duplas de modo que, aqueles com níveis de escrita iniciais (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético) fizessem dupla com aqueles mais proficientes na leitura e na escrita para a produção de um determinado gênero textual. A pesquisa durou cerca de cinco meses, três vezes por semana em cada sala. As duplas compostas pelos alunos com e sem deficiência realizaram 68 produções textuais, dentre elas, cartas, contos, convites, relatos etc. Os alunos com deficiência intelectual, assim como aqueles com nível de escrita inicial exerceram a função de escritores a partir das mediações dos colegas. Ao longo da pesquisa diferentes situações conflituosas emergiram, dentre elas a não aceitação do papel de escritor daqueles alunos por parte dos colegas, necessitando de diferentes intervenções com o objetivo de construir uma cultura de inclusão no interior das duplas. Averiguou-se no final da pesquisa que o trabalho colaborativo entre alunos com e sem deficiência intelectual oportunizou aos primeiros exercerem um papel social e proativo em sala; oportunizou aos demais estudantes a experiência de aprenderem juntos sobre diferenças, inclusão e respeito. Essa experiência também demonstrou a eficácia na utilização de mediações advindas pelos colegas de sala junto aos estudantes com deficiência intelectual, visto que, no final da pesquisa observou-se avanços conceituais nos níveis de escrita e de leitura destes alunos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID20822_TB7402_20062023230612.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:35:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA BARRETO SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA BARRETO" "autor_email" => "camilapedagogiaufc@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105825 "edicao_id" => 331 "trabalho_id" => 7402 "inscrito_id" => 20822 "titulo" => "A IMPLICAÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SALA DE AULA COMUM EM CONTEXTO DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: TRILHAS PARA A INCLUSÃO." "resumo" => "O artigo de natureza qualitativa discute as implicações de uma experiência colaborativa entre estudantes com e sem deficiência intelectual para a construção de estratégias de inclusão na escola comum. Participaram cerca de 60 estudantes matriculados no 2º, 3º, e 4º ano do ensino fundamental de uma rede municipal do estado do Ceará. Em cada uma destas salas havia um aluno com deficiência intelectual, os quais, assim como outros das turmas, encontravam-se em processo de alfabetização. Os alunos foram organizados em duplas de modo que, aqueles com níveis de escrita iniciais (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético) fizessem dupla com aqueles mais proficientes na leitura e na escrita para a produção de um determinado gênero textual. A pesquisa durou cerca de cinco meses, três vezes por semana em cada sala. As duplas compostas pelos alunos com e sem deficiência realizaram 68 produções textuais, dentre elas, cartas, contos, convites, relatos etc. Os alunos com deficiência intelectual, assim como aqueles com nível de escrita inicial exerceram a função de escritores a partir das mediações dos colegas. Ao longo da pesquisa diferentes situações conflituosas emergiram, dentre elas a não aceitação do papel de escritor daqueles alunos por parte dos colegas, necessitando de diferentes intervenções com o objetivo de construir uma cultura de inclusão no interior das duplas. Averiguou-se no final da pesquisa que o trabalho colaborativo entre alunos com e sem deficiência intelectual oportunizou aos primeiros exercerem um papel social e proativo em sala; oportunizou aos demais estudantes a experiência de aprenderem juntos sobre diferenças, inclusão e respeito. Essa experiência também demonstrou a eficácia na utilização de mediações advindas pelos colegas de sala junto aos estudantes com deficiência intelectual, visto que, no final da pesquisa observou-se avanços conceituais nos níveis de escrita e de leitura destes alunos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID20822_TB7402_20062023230612.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:35:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA BARRETO SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA BARRETO" "autor_email" => "camilapedagogiaufc@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 331 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "logo" => null "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 331 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02" "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11" "logo" => null "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg" "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 207 "edicao_id" => 331 "codigo" => "978-85-61702-82-3" "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO """ "conselho_editorial" => """ ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UVA)<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA <br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 207 "edicao_id" => 331 "codigo" => "978-85-61702-82-3" "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg" "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO """ "conselho_editorial" => """ ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO (UVA)<br />\r\n LUCIMARA DESTÉFANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n MONICA CRUZ VIEIRA MENDONÇA <br />\r\n PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:14:35" "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }