Artigo Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-000-4

REFLEXÕES DO FILME LORAX EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA: ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02: A cultura escolar na representação dos corpos no cinema: interligando saberes (ONLINE)
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107028
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 88
    "titulo" => "REFLEXÕES DO FILME LORAX EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA: ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como o foco central em relatar a vivência desenvolvida pelos estudantes do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, em uma ação pedagógica por meio da exibição de um filme pedagógico. O filme selecionado foi “Lorax em busca da trúfula perdida", visando a discussão e reflexão enquanto licenciandos, fomentando a participação ativa, construindo novos saberes e principalmente desenvolvendo uma postura mais crítica das temáticas presentes no curso de Biologia. O uso do filme é uma ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino, estimulando os discentes a refletir, pensar e consequentemente realizando uma análise crítica. Deste modo, com a exibição do filme podemos discutir temáticas essenciais para o ensino de ecologia, como também do antropocentrismo no meio ambiente e relações sociais com o uso desenfreado de recursos naturais. A sessão do filme possibilitou a integração dos períodos entre estudantes, a se conhecerem e desenvolverem uma reflexão/crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: A cultura escolar na representação dos corpos no cinema: interligando saberes (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID88_TB6_22012024150827.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DAMIAO FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS DAMIAO"
    "autor_email" => "vinicius.freire@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107028
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 88
    "titulo" => "REFLEXÕES DO FILME LORAX EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA: ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como o foco central em relatar a vivência desenvolvida pelos estudantes do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, em uma ação pedagógica por meio da exibição de um filme pedagógico. O filme selecionado foi “Lorax em busca da trúfula perdida", visando a discussão e reflexão enquanto licenciandos, fomentando a participação ativa, construindo novos saberes e principalmente desenvolvendo uma postura mais crítica das temáticas presentes no curso de Biologia. O uso do filme é uma ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino, estimulando os discentes a refletir, pensar e consequentemente realizando uma análise crítica. Deste modo, com a exibição do filme podemos discutir temáticas essenciais para o ensino de ecologia, como também do antropocentrismo no meio ambiente e relações sociais com o uso desenfreado de recursos naturais. A sessão do filme possibilitou a integração dos períodos entre estudantes, a se conhecerem e desenvolverem uma reflexão/crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: A cultura escolar na representação dos corpos no cinema: interligando saberes (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID88_TB6_22012024150827.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DAMIAO FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS DAMIAO"
    "autor_email" => "vinicius.freire@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como o foco central em relatar a vivência desenvolvida pelos estudantes do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, em uma ação pedagógica por meio da exibição de um filme pedagógico. O filme selecionado foi “Lorax em busca da trúfula perdida", visando a discussão e reflexão enquanto licenciandos, fomentando a participação ativa, construindo novos saberes e principalmente desenvolvendo uma postura mais crítica das temáticas presentes no curso de Biologia. O uso do filme é uma ferramenta pedagógica de suma importância para o ensino, estimulando os discentes a refletir, pensar e consequentemente realizando uma análise crítica. Deste modo, com a exibição do filme podemos discutir temáticas essenciais para o ensino de ecologia, como também do antropocentrismo no meio ambiente e relações sociais com o uso desenfreado de recursos naturais. A sessão do filme possibilitou a integração dos períodos entre estudantes, a se conhecerem e desenvolverem uma reflexão/crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.