ENSINO DE INGLÊS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM BASE EM ATIVIDADES SOCIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108959 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 998 "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM BASE EM ATIVIDADES SOCIAIS" "resumo" => "O ensino de língua inglesa durante muito tempo ocupou lugar de descredito nos currículos escolares e as aulas eram voltadas para o método gramática-tradução apoiados em textos escolares. No entanto, a partir de uma abordagem funcionalista e que prioriza os multiletramentos e a multimodalidade, ao ensino, inseriu-se novos modos de significação e ampliou-se a visão de língua como estrutura para uso da língua em práticas sociais. Aprende-se uma língua seja ela materna ou estrangeira para desenvolver funções sociais. Nesse sentido, propõe-se que as aulas sejam voltadas para discussão de temas relevantes que conduzam os alunos à direção dos multiletramentos a fim de desenvolver outras habilidades, não somente a linguística. Diante disso, este projeto objetivou de modo geral: refletir e conscientizar sobre os desafios da moda sustentável ancorado nos temas contemporâneos transversais voltados para educação ambiental e educação para o consumo por meio de textos e atividades sociais realizadas em língua inglesa. Especificamente, visou: (1) investigar e discutir temas referentes ao consumo sustentável; (2) ler postagens e campanhas veiculadas em redes sociais e reconhecer suas características; (3) produzir um post de conscientização sobre moda sustentável com base nos temas discutidos; (4) promover um desfile e bazar de troca com itens doados pelos alunos. O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos de automação e eletrotécnica matriculados no ano letivo de 2023 no IFMG-Campus Avançado de Ipatinga. Foi possível perceber os envolvimentos dos discentes com as atividades, e a maior integração entre os alunos da sala e dos cursos. Destaca-se ainda, a promoção de consciência crítica, no sentido de ressignificar práticas de consumo e preservação do meio ambiente a partir da moda sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID998_TB142_07022024173932.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILLA ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SHEILLA SOUZA" "autor_email" => "sheilla.souza@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108959 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 998 "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM BASE EM ATIVIDADES SOCIAIS" "resumo" => "O ensino de língua inglesa durante muito tempo ocupou lugar de descredito nos currículos escolares e as aulas eram voltadas para o método gramática-tradução apoiados em textos escolares. No entanto, a partir de uma abordagem funcionalista e que prioriza os multiletramentos e a multimodalidade, ao ensino, inseriu-se novos modos de significação e ampliou-se a visão de língua como estrutura para uso da língua em práticas sociais. Aprende-se uma língua seja ela materna ou estrangeira para desenvolver funções sociais. Nesse sentido, propõe-se que as aulas sejam voltadas para discussão de temas relevantes que conduzam os alunos à direção dos multiletramentos a fim de desenvolver outras habilidades, não somente a linguística. Diante disso, este projeto objetivou de modo geral: refletir e conscientizar sobre os desafios da moda sustentável ancorado nos temas contemporâneos transversais voltados para educação ambiental e educação para o consumo por meio de textos e atividades sociais realizadas em língua inglesa. Especificamente, visou: (1) investigar e discutir temas referentes ao consumo sustentável; (2) ler postagens e campanhas veiculadas em redes sociais e reconhecer suas características; (3) produzir um post de conscientização sobre moda sustentável com base nos temas discutidos; (4) promover um desfile e bazar de troca com itens doados pelos alunos. O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos de automação e eletrotécnica matriculados no ano letivo de 2023 no IFMG-Campus Avançado de Ipatinga. Foi possível perceber os envolvimentos dos discentes com as atividades, e a maior integração entre os alunos da sala e dos cursos. Destaca-se ainda, a promoção de consciência crítica, no sentido de ressignificar práticas de consumo e preservação do meio ambiente a partir da moda sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID998_TB142_07022024173932.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILLA ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SHEILLA SOUZA" "autor_email" => "sheilla.souza@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }