RESUMO A educação básica brasileira tem passado por importantes mudanças no que se refere aos currículos implementados principalmente na rede pública de ensino. Desde a implementação da BNCC nas escolas um dos focos principais na educação tem sido o emocional das crianças, ou seja, como elas podem aprender a lidar e a controlar suas emoções. No entanto, os impactos de um sujeito controlado emocionalmente desde a infância não são levados em consideração, pois o foco principal é a formação alinhada às ideias neoliberais capitalistas sustentadas pelos empresários que ajudaram a fomentar o principal currículo em vigência. o objetivo deste trabalho é verificar através da pesquisa documental e levantamentos bibliográficos nas plataformas digitais, Scielo, Google Acadêmico como o tema tem sido abordado no meio acadêmico, como parte integrante de pesquisa de iniciação científica em andamento. O trabalho teórico metodológico se sustenta nos escritos do pensador francês Michel Foucault consultando alguns operadores teóricos da sua arque genealogia. Portanto, segue-se a perspectiva deste autor para quem o documento, compreendido como um monumento são arquivos que possuem vida própria, tramas entrecortadas, selecionadas no movimento de pesquisa a fim de “construir” nosso “objeto”. No total foram analisados 50 artigos com o objetivo de analisar a produção discursiva nacional sobre a temática. Os referentes trabalhos foram localizados utilizando as seguintes palavras chave: educação, competências, socioemocional, BNCC, além da análise dos documentos mencionados anteriormente foi examinado o principal currículo da educação brasileira a Base Nacional Comum Curricular.