USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TEACHY PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: POTENCIALIDADES E LIMITES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109159 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 423 "inscrito_id" => 6428 "titulo" => "USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TEACHY PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: POTENCIALIDADES E LIMITES" "resumo" => "A cada dia, mais ferramentas de tecnologia digital surgem com promessas de auxiliar o fazer docente. Dentre muitas opções, o presente artigo tratará sobre as potencialidades e limites que a plataforma educacional Teachy oferece aos professores de geografia, enquanto uma ferramenta digital baseada em Inteligência Artificial. O nosso trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e exploratória, que examinou como o Teachy pode ser aplicado no planejamento das aulas de Geografia. Para tanto, visamos responder: A IA Teachy pode oferecer ao ensino de geografia propostas mais interativas e envolventes para os alunos? Quais são as potencialidades e limites da IA Teachy no auxílio ao professor para desenvolvimento de aulas e recursos? As análises foram norteadas, principalmente, pela pedagogia da pergunta (Freire e Faundez, 1998). O referencial teórico utilizou leituras sobre a Inteligência Artificial na Educação, tendo como referência as ideias de Morduchowic (2023). Assim, as funcionalidades da plataforma foram testadas e analisadas, considerando as suas principais características, como recursos interativos, geração de materiais didáticos e possibilidade de criação de atividades inovadoras. Apesar da vasta quantidade de ferramentas e materiais didáticos disponíveis, os resultados demonstraram que as propostas e produções, mesmo tendo uma origem na tecnologia da IA, podem manter estratégias tradicionais em seus planejamentos, ficando a cargo do professor analisar a qualidade e aplicabilidade desses resultados em suas aulas ou mesmo reformulando as suas solicitações para criação de materiais interativos e envolventes. Essa ferramenta é eficaz na sua velocidade de criação, mas pode exigir do docente um retrabalho na adaptação para os seus objetivos educacionais, mostrando-se uma alternativa com algumas limitações. Diante dessas observações, concluímos que o professor, frente a toda potencialidade da IA, reforça e ressignifica o seu indispensável papel dentro do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6428_TB423_26022024121808.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATA SANTANA BRITO" "autor_nome_curto" => "JONATA" "autor_email" => "jonpoolbahia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109159 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 423 "inscrito_id" => 6428 "titulo" => "USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TEACHY PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: POTENCIALIDADES E LIMITES" "resumo" => "A cada dia, mais ferramentas de tecnologia digital surgem com promessas de auxiliar o fazer docente. Dentre muitas opções, o presente artigo tratará sobre as potencialidades e limites que a plataforma educacional Teachy oferece aos professores de geografia, enquanto uma ferramenta digital baseada em Inteligência Artificial. O nosso trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e exploratória, que examinou como o Teachy pode ser aplicado no planejamento das aulas de Geografia. Para tanto, visamos responder: A IA Teachy pode oferecer ao ensino de geografia propostas mais interativas e envolventes para os alunos? Quais são as potencialidades e limites da IA Teachy no auxílio ao professor para desenvolvimento de aulas e recursos? As análises foram norteadas, principalmente, pela pedagogia da pergunta (Freire e Faundez, 1998). O referencial teórico utilizou leituras sobre a Inteligência Artificial na Educação, tendo como referência as ideias de Morduchowic (2023). Assim, as funcionalidades da plataforma foram testadas e analisadas, considerando as suas principais características, como recursos interativos, geração de materiais didáticos e possibilidade de criação de atividades inovadoras. Apesar da vasta quantidade de ferramentas e materiais didáticos disponíveis, os resultados demonstraram que as propostas e produções, mesmo tendo uma origem na tecnologia da IA, podem manter estratégias tradicionais em seus planejamentos, ficando a cargo do professor analisar a qualidade e aplicabilidade desses resultados em suas aulas ou mesmo reformulando as suas solicitações para criação de materiais interativos e envolventes. Essa ferramenta é eficaz na sua velocidade de criação, mas pode exigir do docente um retrabalho na adaptação para os seus objetivos educacionais, mostrando-se uma alternativa com algumas limitações. Diante dessas observações, concluímos que o professor, frente a toda potencialidade da IA, reforça e ressignifica o seu indispensável papel dentro do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6428_TB423_26022024121808.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATA SANTANA BRITO" "autor_nome_curto" => "JONATA" "autor_email" => "jonpoolbahia@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }