NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
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Quando nos deparamos com situações que despertam emoções intensas, como medo, ansiedade, alegria ou tristeza, nosso cérebro entra em um estado de alerta que pode tanto facilitar quanto dificultar o processo de aprendizagem. Por um lado, emoções positivas como alegria e entusiasmo podem aumentar a motivação e a capacidade de concentração, facilitando a assimilação de novos conhecimentos. Por outro lado, emoções negativas como medo e ansiedade podem prejudicar a atenção e a memória, interferindo no processo de aprendizagem. Quando somos capazes de regular nossas emoções, podemos manter um estado de equilíbrio emocional que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. Partindo desses pressupostos, levantamos o seguinte questionamento: em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem? Como objetivo geral elencamos: analisar as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas e como estas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Como objetivos específicos apontamos: destacar alguns aspectos da neuroplasticidade e das funções nervosas superiores (atenção, memória, motivação, emoções e funções executivas) na relação que mantêm com a aprendizagem e identificar contribuições da neurociência que contribuem para estratégias que potencializam a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir de pesquisas em livros; banco de teses e dissertações; bibliotecas científicas digitais, como Scientific Electronic Library On-line (SciELO); portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, partindo de palavras-chaves. Esperamos que os resultados de nossa pesquisa contribuam para as práticas de sala de aula e, consequentemente, para a aprendizagem dos estudantes." 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