O trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no ano de 2023 em uma escola municipal. Tivemos como objetivo refletir sobre as atividades de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) sugeridas em cadernos de atividades de uma rede pública de ensino e os impactos do uso destes materiais na prática pedagógica de uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. Para isso, fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Soares (2001, 2020) e Morais (2012) que consideram o ensino da leitura e da escrita a partir de práticas de alfabetização e letramento; Albuquerque e Ferreira (2021) ao abordarem o papel do livro didático no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. Como resultado da pesquisa, observamos o predomínio de atividades que trabalhavam com a identificação de letras. Também identificamos exercícios que envolviam a exploração da ordem alfabética, leitura de palavras e algumas atividades de identificação de aliteração e rima. No entanto, as propostas não apresentavam uma sequência diversificada que permitissem as crianças do 3º ano a refletirem sobre o SEA em práticas de letramento. Evidenciamos a fragilidade deste material, pois pouco desafiava as crianças a realizarem leituras diárias e suas próprias produções. As sequências propostas não apresentavam uma progressão em relação às aprendizagens das crianças, estavam restritas a proposição de atividades “soltas” para serem aplicadas com as crianças de acordo com os níveis de escritas propostos por Ferreiro e Teberosky (1984).