PROJETO DE EXTENSÃO FORBIO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO AUTISMO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109648 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1078 "inscrito_id" => 2680 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO FORBIO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO AUTISMO" "resumo" => "O FORBIO - Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Biologia - é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Ciências Biológicas, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UNILAB e se dedica a contribuir com o fortalecimento da formação inicial e continuada. A partir de 2023, o projeto FORBIO direcionou suas atividades e ações para o Ensino Inclusivo, de forma particular, para o público do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho teve como objetivo relatar as ações do projeto FORBIO em 2023, seu primeiro ano trabalhando o Ensino de Ciências na perspectiva do Autismo, descrevendo ações e atividades, aprofundando conhecimentos e reflexões sobre uma temática tão emergente e importante. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho foi desenvolvido utilizando-se uma abordagem qualitativa, de finalidade exploratória e descritiva. Também fizemos uso do relato de experiência narrativa, descrevendo como se deu a experiência da execução do projeto, e analisando-a à luz de um aporte teórico pertinente à temática em questão. As principais ações descritas no presente trabalho foram: a. Acompanhamento de estudantes autistas em aulas de Ciências, com registro de observações sobre características de comportamento e de aprendizagem; b. Produção de atividades voltadas para o público-alvo; c. Aplicação das atividades produzidas; d. Acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escola parceira; e. Acompanhamento de Mães atípicas. A partir do que já está sendo construído no projeto em execução, pretende-se avançar nas pesquisas sobre metodologias e processos avaliativos, na investigação da prática docente na perspectiva da Educação Inclusiva, no suporte às mães atípicas, na promoção por ações e políticas públicas e na oferta de oportunidade de formação para alunos e professores para o público do Transtorno do Espectro Autista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2680_TB1078_16042024200809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivianepo@unilab.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109648 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1078 "inscrito_id" => 2680 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO FORBIO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO AUTISMO" "resumo" => "O FORBIO - Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Biologia - é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Ciências Biológicas, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UNILAB e se dedica a contribuir com o fortalecimento da formação inicial e continuada. A partir de 2023, o projeto FORBIO direcionou suas atividades e ações para o Ensino Inclusivo, de forma particular, para o público do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho teve como objetivo relatar as ações do projeto FORBIO em 2023, seu primeiro ano trabalhando o Ensino de Ciências na perspectiva do Autismo, descrevendo ações e atividades, aprofundando conhecimentos e reflexões sobre uma temática tão emergente e importante. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho foi desenvolvido utilizando-se uma abordagem qualitativa, de finalidade exploratória e descritiva. Também fizemos uso do relato de experiência narrativa, descrevendo como se deu a experiência da execução do projeto, e analisando-a à luz de um aporte teórico pertinente à temática em questão. As principais ações descritas no presente trabalho foram: a. Acompanhamento de estudantes autistas em aulas de Ciências, com registro de observações sobre características de comportamento e de aprendizagem; b. Produção de atividades voltadas para o público-alvo; c. Aplicação das atividades produzidas; d. Acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escola parceira; e. Acompanhamento de Mães atípicas. A partir do que já está sendo construído no projeto em execução, pretende-se avançar nas pesquisas sobre metodologias e processos avaliativos, na investigação da prática docente na perspectiva da Educação Inclusiva, no suporte às mães atípicas, na promoção por ações e políticas públicas e na oferta de oportunidade de formação para alunos e professores para o público do Transtorno do Espectro Autista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2680_TB1078_16042024200809.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivianepo@unilab.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }