A monitoria representa um momento importante no processo formativo do graduando, sendo uma oportunidade de relacionar, vivenciar e aperfeiçoar teoria e prática dentro de sua área de atuação profissional. Assim sendo, esse estudo tem como objetivos descrever a experiência na monitoria no componente curricular de Ecologia, no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, e discutir a sua importância na formação inicial docente. A construção dos dados se deu mediante análise descritiva da experiência dos monitores na disciplina. Durante a monitoria foi realizado acompanhamento das aulas teóricas e aula de campo, momentos de acompanhamento individual e coletivo com estudantes para tirar dúvidas sobre os conteúdos. O estudo trouxe em evidência que a Ecologia é fundamental para a compreensão das interações que ocorrem entre os organismos e o ambiente, possibilitando a conservação da biodiversidade e enfrentamento dos desafios causados pelos problemas ambientais afetando o nicho de diversas populações. Evidenciou ainda que a monitoria desenvolve um importante suporte na vida acadêmica dos estudantes, possibilitando o aprofundamento de conceitos do componente curricular. Os monitores auxiliam na construção coletiva do conhecimento, na produção de trabalhos e aulas práticas, promovendo atividades complementares que contribuem para a aprendizagem significativa. Além disso, esse instrumento facilita a integralização entre teoria e práxis, sendo essencial na formação de profissionais sensíveis e capacitados para a vida docente em escolas que atendam estudantes campesinos.