A MONITORIA NO COMPONENTE ECOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES DO CAMPO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109658 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1093 "inscrito_id" => 2911 "titulo" => "A MONITORIA NO COMPONENTE ECOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES DO CAMPO" "resumo" => "A monitoria representa um momento importante no processo formativo do graduando, sendo uma oportunidade de relacionar, vivenciar e aperfeiçoar teoria e prática dentro de sua área de atuação profissional. Assim sendo, esse estudo tem como objetivos descrever a experiência na monitoria no componente curricular de Ecologia, no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, e discutir a sua importância na formação inicial docente. A construção dos dados se deu mediante análise descritiva da experiência dos monitores na disciplina. Durante a monitoria foi realizado acompanhamento das aulas teóricas e aula de campo, momentos de acompanhamento individual e coletivo com estudantes para tirar dúvidas sobre os conteúdos. O estudo trouxe em evidência que a Ecologia é fundamental para a compreensão das interações que ocorrem entre os organismos e o ambiente, possibilitando a conservação da biodiversidade e enfrentamento dos desafios causados pelos problemas ambientais afetando o nicho de diversas populações. Evidenciou ainda que a monitoria desenvolve um importante suporte na vida acadêmica dos estudantes, possibilitando o aprofundamento de conceitos do componente curricular. Os monitores auxiliam na construção coletiva do conhecimento, na produção de trabalhos e aulas práticas, promovendo atividades complementares que contribuem para a aprendizagem significativa. Além disso, esse instrumento facilita a integralização entre teoria e práxis, sendo essencial na formação de profissionais sensíveis e capacitados para a vida docente em escolas que atendam estudantes campesinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2911_TB1093_27102024230632.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "vitorandradepi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109658 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1093 "inscrito_id" => 2911 "titulo" => "A MONITORIA NO COMPONENTE ECOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES DO CAMPO" "resumo" => "A monitoria representa um momento importante no processo formativo do graduando, sendo uma oportunidade de relacionar, vivenciar e aperfeiçoar teoria e prática dentro de sua área de atuação profissional. Assim sendo, esse estudo tem como objetivos descrever a experiência na monitoria no componente curricular de Ecologia, no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, e discutir a sua importância na formação inicial docente. A construção dos dados se deu mediante análise descritiva da experiência dos monitores na disciplina. Durante a monitoria foi realizado acompanhamento das aulas teóricas e aula de campo, momentos de acompanhamento individual e coletivo com estudantes para tirar dúvidas sobre os conteúdos. O estudo trouxe em evidência que a Ecologia é fundamental para a compreensão das interações que ocorrem entre os organismos e o ambiente, possibilitando a conservação da biodiversidade e enfrentamento dos desafios causados pelos problemas ambientais afetando o nicho de diversas populações. Evidenciou ainda que a monitoria desenvolve um importante suporte na vida acadêmica dos estudantes, possibilitando o aprofundamento de conceitos do componente curricular. Os monitores auxiliam na construção coletiva do conhecimento, na produção de trabalhos e aulas práticas, promovendo atividades complementares que contribuem para a aprendizagem significativa. Além disso, esse instrumento facilita a integralização entre teoria e práxis, sendo essencial na formação de profissionais sensíveis e capacitados para a vida docente em escolas que atendam estudantes campesinos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2911_TB1093_27102024230632.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "vitorandradepi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }