Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A QUÍMICA ATRAVÉS DE HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA SOBRE A RELAÇÃO COM A ALQUIMIA DE NICOLAU FLAMEL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110872
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2808
    "inscrito_id" => 8620
    "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA ATRAVÉS DE HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA SOBRE A RELAÇÃO COM A ALQUIMIA DE NICOLAU FLAMEL."
    "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do subprojeto de Química em Massapê–CE. No dia 16 de agosto de 2023, durante o turno da tarde, eles conduziram uma aula utilizando uma abordagem criativa: a integração da eletiva de Química do cotidiano com a popular saga de Harry Potter, escrita por J.K. Rowling e adaptada para o cinema por Chris Columbus. O objetivo principal era simplificar a discussão de conceitos de Química, explorando a relação entre o conteúdo da alquimia e o primeiro livro/filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Através da análise das poções, feitiços e da busca pelo elixir da vida presentes na obra, os alunos foram levados a entender como a Química está presente no cotidiano de forma mais tangível. A figura de Nicolau Flamel, tanto na ficção quanto na história real, foi destacada. No filme, ele é conhecido por descobrir a Pedra Filosofal, enquanto na realidade, ele é famoso por suas pesquisas alquímicas em busca da mesma substância. Isso proporcionou uma conexão interessante entre o conteúdo acadêmico e a cultura pop. Ao desmistificar a alquimia e mostrar sua evolução para a Química como ciência, os alunos puderam perceber como os conhecimentos antigos ainda têm relevância atualmente. Eles relataram uma mudança positiva em sua percepção da disciplina, reconhecendo sua importância e aplicabilidade em diversos contextos. Essa abordagem, utilizando o filme como ferramenta didática, ajudou os estudantes a entenderem que a Química não está restrita aos livros didáticos, mas é uma parte essencial do mundo ao seu redor, proporcionando uma visão mais ampla e significativa do assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8620_TB2808_20102024175044.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAGYLLA MARIA GOMES DA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAGYLLA"
    "autor_email" => "dagyllagomesandre@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110872
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2808
    "inscrito_id" => 8620
    "titulo" => "EXPLORANDO A QUÍMICA ATRAVÉS DE HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA SOBRE A RELAÇÃO COM A ALQUIMIA DE NICOLAU FLAMEL."
    "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do subprojeto de Química em Massapê–CE. No dia 16 de agosto de 2023, durante o turno da tarde, eles conduziram uma aula utilizando uma abordagem criativa: a integração da eletiva de Química do cotidiano com a popular saga de Harry Potter, escrita por J.K. Rowling e adaptada para o cinema por Chris Columbus. O objetivo principal era simplificar a discussão de conceitos de Química, explorando a relação entre o conteúdo da alquimia e o primeiro livro/filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Através da análise das poções, feitiços e da busca pelo elixir da vida presentes na obra, os alunos foram levados a entender como a Química está presente no cotidiano de forma mais tangível. A figura de Nicolau Flamel, tanto na ficção quanto na história real, foi destacada. No filme, ele é conhecido por descobrir a Pedra Filosofal, enquanto na realidade, ele é famoso por suas pesquisas alquímicas em busca da mesma substância. Isso proporcionou uma conexão interessante entre o conteúdo acadêmico e a cultura pop. Ao desmistificar a alquimia e mostrar sua evolução para a Química como ciência, os alunos puderam perceber como os conhecimentos antigos ainda têm relevância atualmente. Eles relataram uma mudança positiva em sua percepção da disciplina, reconhecendo sua importância e aplicabilidade em diversos contextos. Essa abordagem, utilizando o filme como ferramenta didática, ajudou os estudantes a entenderem que a Química não está restrita aos livros didáticos, mas é uma parte essencial do mundo ao seu redor, proporcionando uma visão mais ampla e significativa do assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8620_TB2808_20102024175044.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAGYLLA MARIA GOMES DA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAGYLLA"
    "autor_email" => "dagyllagomesandre@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do subprojeto de Química em Massapê–CE. No dia 16 de agosto de 2023, durante o turno da tarde, eles conduziram uma aula utilizando uma abordagem criativa: a integração da eletiva de Química do cotidiano com a popular saga de Harry Potter, escrita por J.K. Rowling e adaptada para o cinema por Chris Columbus. O objetivo principal era simplificar a discussão de conceitos de Química, explorando a relação entre o conteúdo da alquimia e o primeiro livro/filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Através da análise das poções, feitiços e da busca pelo elixir da vida presentes na obra, os alunos foram levados a entender como a Química está presente no cotidiano de forma mais tangível. A figura de Nicolau Flamel, tanto na ficção quanto na história real, foi destacada. No filme, ele é conhecido por descobrir a Pedra Filosofal, enquanto na realidade, ele é famoso por suas pesquisas alquímicas em busca da mesma substância. Isso proporcionou uma conexão interessante entre o conteúdo acadêmico e a cultura pop. Ao desmistificar a alquimia e mostrar sua evolução para a Química como ciência, os alunos puderam perceber como os conhecimentos antigos ainda têm relevância atualmente. Eles relataram uma mudança positiva em sua percepção da disciplina, reconhecendo sua importância e aplicabilidade em diversos contextos. Essa abordagem, utilizando o filme como ferramenta didática, ajudou os estudantes a entenderem que a Química não está restrita aos livros didáticos, mas é uma parte essencial do mundo ao seu redor, proporcionando uma visão mais ampla e significativa do assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.