Esse trabalho foi desenvolvido no ambiente escolar, por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do subprojeto de Química em Massapê–CE. No dia 16 de agosto de 2023, durante o turno da tarde, eles conduziram uma aula utilizando uma abordagem criativa: a integração da eletiva de Química do cotidiano com a popular saga de Harry Potter, escrita por J.K. Rowling e adaptada para o cinema por Chris Columbus. O objetivo principal era simplificar a discussão de conceitos de Química, explorando a relação entre o conteúdo da alquimia e o primeiro livro/filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Através da análise das poções, feitiços e da busca pelo elixir da vida presentes na obra, os alunos foram levados a entender como a Química está presente no cotidiano de forma mais tangível. A figura de Nicolau Flamel, tanto na ficção quanto na história real, foi destacada. No filme, ele é conhecido por descobrir a Pedra Filosofal, enquanto na realidade, ele é famoso por suas pesquisas alquímicas em busca da mesma substância. Isso proporcionou uma conexão interessante entre o conteúdo acadêmico e a cultura pop. Ao desmistificar a alquimia e mostrar sua evolução para a Química como ciência, os alunos puderam perceber como os conhecimentos antigos ainda têm relevância atualmente. Eles relataram uma mudança positiva em sua percepção da disciplina, reconhecendo sua importância e aplicabilidade em diversos contextos. Essa abordagem, utilizando o filme como ferramenta didática, ajudou os estudantes a entenderem que a Química não está restrita aos livros didáticos, mas é uma parte essencial do mundo ao seu redor, proporcionando uma visão mais ampla e significativa do assunto.