Diante do contexto educacional atual, é fundamental explorar novas abordagens educacionais, especialmente em contextos desafiadores como o da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Tradicionalmente, o ensino de geometria pode ser desafiador para alunos de todas as idades, mas especialmente para esse grupo que pode ter experiências prévias limitadas na área ou enfrentar dificuldades de aprendizado. Nesse contexto, o presente estudo propõe uma análise de impactos positivos proporcionados pelo uso da Realidade Virtual (RV) no ensino de conceitos de geometria plana e espacial no Metaverso, utilizando o aplicativo GeoMeta, em uma turma de EJAI da rede pública de ensino de Belém. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, optou por adotar uma abordagem baseada em relato de experiência dentro de uma turma específica. A atividade compreendeu quatro etapas: uma prova diagnóstica para avaliar o nível de conhecimento prévio dos alunos, a experiência prática com o aplicativo, um diálogo breve sobre os conceitos abordados no aplicativo e uma avaliação de desempenho para verificar eventuais melhorias alcançadas. Para fortalecer a pesquisa, foram revisitados autores como Woong e Ahn (2022); Trimi, Lee e Kang (2011); Mehigan e Pitt (2000). Os resultados revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos em relação aos conceitos geométricos abordados. A imersão com a realidade virtual proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e atrativo, despertando o interesse dos estudantes pela disciplina. Este estudo sublinha a importância da incorporação da tecnologia na educação, particularmente para grupos com necessidades específicas de aprendizagem, como os alunos da EJAI. Em síntese, a aplicação da RV no ensino de geometria, por meio do GeoMeta, demonstrou ser uma ferramenta eficaz para promover a compreensão dos conceitos geométricos, bem como para estimular o engajamento dos alunos no processo educacional, especialmente em contextos como o da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.