Os espaços representativos referem-se a ambientes moldados por experiências diversas relacionadas a tensionamentos, alegrias, descobertas e transformações e particularmente importantes para o desenvolvimento psicossocial de adolescentes. O objetivo geral deste estudo é entender as preferências dos alunos diante de situações estressantes, identificando padrões de estresse e analisando a relação entre música, espaços representativos e formas de escape do estresse. Os objetivos específicos incluem: identificar as preferências dos alunos em relação às estratégias de fuga do estresse; analisar os padrões de estresse em função de variáveis como idade e sexo; e investigar a correlação entre essas variáveis e as preferências de fuga do estresse. Para isso, foram utilizados métodos de análise estatística, como a análise de correlação. Inicialmente, os alunos preencheram um formulário com perguntas direcionadas, das quais três foram selecionadas como base para o estudo. As perguntas exploraram a relação entre o tempo de exposição a telas e o papel dos dispositivos móveis na desconexão entre realidade e virtualidade. A coleta e análise possibilitou ampliar o entendimento sobre como os indivíduos lidam com situações estressantes e quais são as estratégias de enfrentamento mais comuns. Foram identificados alguns padrões comportamentais dos adolescentes, que reforçam achados anteriores acerca do uso exacerbado dos aparelhos celulares por esse público e como este último é usado para evitar o enfrentamento direto à situações adversas e minimizar os impactos do estresse no cotidiano. Em conclusão, esta pesquisa permite uma compreensão mais ampla das dinâmicas envolvidas no estresse e nas preferências de fuga, oferecendo uma base sólida para futuras pesquisas e intervenções práticas em ambientes acadêmicos e profissionais. Os resultados da pesquisa fornecem descobertas relevantes para áreas como psicologia, educação e saúde mental, contribuindo para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes no manejo do estresse e na promoção do bem-estar emocional dos indivíduos.