A CORRELAÇÃO ENTRE ESTRESSE E PREFERÊNCIAS DE FUGA EM SITUAÇÕES ESTRESSANTES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114000 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7303 "inscrito_id" => 16724 "titulo" => "A CORRELAÇÃO ENTRE ESTRESSE E PREFERÊNCIAS DE FUGA EM SITUAÇÕES ESTRESSANTES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os espaços representativos referem-se a ambientes moldados por experiências diversas relacionadas a tensionamentos, alegrias, descobertas e transformações e particularmente importantes para o desenvolvimento psicossocial de adolescentes. O objetivo geral deste estudo é entender as preferências dos alunos diante de situações estressantes, identificando padrões de estresse e analisando a relação entre música, espaços representativos e formas de escape do estresse. Os objetivos específicos incluem: identificar as preferências dos alunos em relação às estratégias de fuga do estresse; analisar os padrões de estresse em função de variáveis como idade e sexo; e investigar a correlação entre essas variáveis e as preferências de fuga do estresse. Para isso, foram utilizados métodos de análise estatística, como a análise de correlação. Inicialmente, os alunos preencheram um formulário com perguntas direcionadas, das quais três foram selecionadas como base para o estudo. As perguntas exploraram a relação entre o tempo de exposição a telas e o papel dos dispositivos móveis na desconexão entre realidade e virtualidade. A coleta e análise possibilitou ampliar o entendimento sobre como os indivíduos lidam com situações estressantes e quais são as estratégias de enfrentamento mais comuns. Foram identificados alguns padrões comportamentais dos adolescentes, que reforçam achados anteriores acerca do uso exacerbado dos aparelhos celulares por esse público e como este último é usado para evitar o enfrentamento direto à situações adversas e minimizar os impactos do estresse no cotidiano. Em conclusão, esta pesquisa permite uma compreensão mais ampla das dinâmicas envolvidas no estresse e nas preferências de fuga, oferecendo uma base sólida para futuras pesquisas e intervenções práticas em ambientes acadêmicos e profissionais. Os resultados da pesquisa fornecem descobertas relevantes para áreas como psicologia, educação e saúde mental, contribuindo para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes no manejo do estresse e na promoção do bem-estar emocional dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16724_TB7303_03102024212617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA GOMES DE SOUZA TAVARES" "autor_nome_curto" => "PRISCILA SOUZA" "autor_email" => "priscilasouza.musica@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114000 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7303 "inscrito_id" => 16724 "titulo" => "A CORRELAÇÃO ENTRE ESTRESSE E PREFERÊNCIAS DE FUGA EM SITUAÇÕES ESTRESSANTES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os espaços representativos referem-se a ambientes moldados por experiências diversas relacionadas a tensionamentos, alegrias, descobertas e transformações e particularmente importantes para o desenvolvimento psicossocial de adolescentes. O objetivo geral deste estudo é entender as preferências dos alunos diante de situações estressantes, identificando padrões de estresse e analisando a relação entre música, espaços representativos e formas de escape do estresse. Os objetivos específicos incluem: identificar as preferências dos alunos em relação às estratégias de fuga do estresse; analisar os padrões de estresse em função de variáveis como idade e sexo; e investigar a correlação entre essas variáveis e as preferências de fuga do estresse. Para isso, foram utilizados métodos de análise estatística, como a análise de correlação. Inicialmente, os alunos preencheram um formulário com perguntas direcionadas, das quais três foram selecionadas como base para o estudo. As perguntas exploraram a relação entre o tempo de exposição a telas e o papel dos dispositivos móveis na desconexão entre realidade e virtualidade. A coleta e análise possibilitou ampliar o entendimento sobre como os indivíduos lidam com situações estressantes e quais são as estratégias de enfrentamento mais comuns. Foram identificados alguns padrões comportamentais dos adolescentes, que reforçam achados anteriores acerca do uso exacerbado dos aparelhos celulares por esse público e como este último é usado para evitar o enfrentamento direto à situações adversas e minimizar os impactos do estresse no cotidiano. Em conclusão, esta pesquisa permite uma compreensão mais ampla das dinâmicas envolvidas no estresse e nas preferências de fuga, oferecendo uma base sólida para futuras pesquisas e intervenções práticas em ambientes acadêmicos e profissionais. Os resultados da pesquisa fornecem descobertas relevantes para áreas como psicologia, educação e saúde mental, contribuindo para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes no manejo do estresse e na promoção do bem-estar emocional dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16724_TB7303_03102024212617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA GOMES DE SOUZA TAVARES" "autor_nome_curto" => "PRISCILA SOUZA" "autor_email" => "priscilasouza.musica@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }