O referido trabalho apresenta contribuições na prática pedagógica a partir da Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-ação. Durante a prática pedagógica observam-se as mudanças existentes em relação ao processo histórico das pessoas com deficiências, bem como as políticas públicas envolvidas, principalmente a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. As mudanças decorrentes refletem na sala de aula e há necessidade de um novo olhar enquanto docente. O objetivo geral é refletir acerca do Atendimento Educacional Especializado como Política Pública na área de Educação Especial, a partir das palavras-chave: Educação de Surdos; Atendimento Educacional Especializado; Políticas Públicas; Pedagogia Visual; Libras. Ao longo do trabalho propõe-se compreender sobre o Processo Histórico e Políticas Públicas de Educação Especial a partir da realidade; compartilhar experiências dos surdos e seus familiares; e identificar as contribuições das novas Tecnologias (TICs). Em relação às considerações finais registra-se o trabalho pedagógico significativo voltado para os alunos surdos atendidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e seus familiares, bem como a possibilidade de novas pesquisas.