PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM JOVENS ADULTOS E IDOSOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109788 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1296 "inscrito_id" => 6157 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM JOVENS ADULTOS E IDOSOS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo principal promover práticas de alfabetização na educação com jovens adultos e idosos-EJAI, em uma escola do município de Belém-Pará. Trata-se do desenvolvimento de projeto de pesquisa e extensão em uma escola municipal de Belém do Pará, onde são desenvolvidas práticas de educação popular, na perspectiva freireana, com uma turma de 13 alunos da educação especial da EJAI. O artigo se desenvolve em caráter de relato de experiência de educadores populares, do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, sobre práticas de alfabetização, com alunos com deficiência. Tais práticas desenvolvem o raciocínio criativo, a afetividade entre os educandos, a resolução de problemas, a empatia e o respeito entre os educandos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se em Paulo Freire e Faundez (1985), enfatizando a prática da pergunta e da criatividade, como pedagogia Outra, que valoriza o educando como protagonista de saber. Como metodologia desenvolvida em uma das aulas levamos uma caixa de bombom, com o desafio de fazer que os educandos pensassem como poderiam comer sem poder tocar no bombom com suas próprias mãos. O artigo se organiza em Práticas de Alfabetização, em seguida Educação Popular na Educação Especial na EJAI, a metodologia, o referencial teórico, os resultados da experiência, e finalmente as considerações finais. Os resultados de nossa avaliação foi que, após a experimentação os educandos ficaram felizes, a prática educativa foi bem desenvolvida, pressupondo que a atividade foi prazerosa e o objetivo alcançado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID6157_TB1296_14042024181745.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelpara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109788 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1296 "inscrito_id" => 6157 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM JOVENS ADULTOS E IDOSOS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo principal promover práticas de alfabetização na educação com jovens adultos e idosos-EJAI, em uma escola do município de Belém-Pará. Trata-se do desenvolvimento de projeto de pesquisa e extensão em uma escola municipal de Belém do Pará, onde são desenvolvidas práticas de educação popular, na perspectiva freireana, com uma turma de 13 alunos da educação especial da EJAI. O artigo se desenvolve em caráter de relato de experiência de educadores populares, do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, sobre práticas de alfabetização, com alunos com deficiência. Tais práticas desenvolvem o raciocínio criativo, a afetividade entre os educandos, a resolução de problemas, a empatia e o respeito entre os educandos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se em Paulo Freire e Faundez (1985), enfatizando a prática da pergunta e da criatividade, como pedagogia Outra, que valoriza o educando como protagonista de saber. Como metodologia desenvolvida em uma das aulas levamos uma caixa de bombom, com o desafio de fazer que os educandos pensassem como poderiam comer sem poder tocar no bombom com suas próprias mãos. O artigo se organiza em Práticas de Alfabetização, em seguida Educação Popular na Educação Especial na EJAI, a metodologia, o referencial teórico, os resultados da experiência, e finalmente as considerações finais. Os resultados de nossa avaliação foi que, após a experimentação os educandos ficaram felizes, a prática educativa foi bem desenvolvida, pressupondo que a atividade foi prazerosa e o objetivo alcançado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID6157_TB1296_14042024181745.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelpara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }