A experiência de monitoria acadêmica proporciona aos estudantes de licenciatura uma valiosa oportunidade de imersão na perspectiva do professor, permitindo-lhes identificar desafios e oportunidades no contexto da sala de aula. Este relato tem por objetivo detalhar as vivências durante a monitoria da disciplina Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia por uma licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE) campus Dois Irmãos, abrangendo o período do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. Além de abordar o histórico da inserção das Ciências Biológicas nas escolas, a disciplina explora as tendências e práticas de ensino na formação de profissionais da área, enfatizando a relevância desses temas para a formação cidadã e as diversas formas de atuação dos futuros professores. A metodologia deste trabalho concentra-se na descrição das atividades realizadas e nas reflexões voltadas à formação de educadores de Biologia e Ciências. Durante a monitoria, foram conduzidas diversas ações, incluindo leituras de textos especializados, observação de aulas, correção de exercícios e a organização de uma feira de projetos elaborados pelos discentes ao longo de outras disciplinas ministradas pela docente orientadora. Espera- se que este relato inspire outros graduandos a buscar oportunidades semelhantes, pois a monitoria não apenas enriquece nossa jornada acadêmica, mas também molda nossa identidade como educadores comprometidos com o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.