IMPORTÂNCIA DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA EM DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109880 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1424 "inscrito_id" => 4657 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA EM DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A experiência de monitoria acadêmica proporciona aos estudantes de licenciatura uma valiosa oportunidade de imersão na perspectiva do professor, permitindo-lhes identificar desafios e oportunidades no contexto da sala de aula. Este relato tem por objetivo detalhar as vivências durante a monitoria da disciplina Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia por uma licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE) campus Dois Irmãos, abrangendo o período do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. Além de abordar o histórico da inserção das Ciências Biológicas nas escolas, a disciplina explora as tendências e práticas de ensino na formação de profissionais da área, enfatizando a relevância desses temas para a formação cidadã e as diversas formas de atuação dos futuros professores. A metodologia deste trabalho concentra-se na descrição das atividades realizadas e nas reflexões voltadas à formação de educadores de Biologia e Ciências. Durante a monitoria, foram conduzidas diversas ações, incluindo leituras de textos especializados, observação de aulas, correção de exercícios e a organização de uma feira de projetos elaborados pelos discentes ao longo de outras disciplinas ministradas pela docente orientadora. Espera- se que este relato inspire outros graduandos a buscar oportunidades semelhantes, pois a monitoria não apenas enriquece nossa jornada acadêmica, mas também molda nossa identidade como educadores comprometidos com o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4657_TB1424_14102024115925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA INGRID DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "Laura Gomes" "autor_email" => "lauraingrid37@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109880 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1424 "inscrito_id" => 4657 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA EM DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A experiência de monitoria acadêmica proporciona aos estudantes de licenciatura uma valiosa oportunidade de imersão na perspectiva do professor, permitindo-lhes identificar desafios e oportunidades no contexto da sala de aula. Este relato tem por objetivo detalhar as vivências durante a monitoria da disciplina Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia por uma licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE) campus Dois Irmãos, abrangendo o período do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. Além de abordar o histórico da inserção das Ciências Biológicas nas escolas, a disciplina explora as tendências e práticas de ensino na formação de profissionais da área, enfatizando a relevância desses temas para a formação cidadã e as diversas formas de atuação dos futuros professores. A metodologia deste trabalho concentra-se na descrição das atividades realizadas e nas reflexões voltadas à formação de educadores de Biologia e Ciências. Durante a monitoria, foram conduzidas diversas ações, incluindo leituras de textos especializados, observação de aulas, correção de exercícios e a organização de uma feira de projetos elaborados pelos discentes ao longo de outras disciplinas ministradas pela docente orientadora. Espera- se que este relato inspire outros graduandos a buscar oportunidades semelhantes, pois a monitoria não apenas enriquece nossa jornada acadêmica, mas também molda nossa identidade como educadores comprometidos com o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4657_TB1424_14102024115925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA INGRID DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "Laura Gomes" "autor_email" => "lauraingrid37@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }