Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA EM DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109880
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1424
    "inscrito_id" => 4657
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA EM DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A experiência de monitoria acadêmica proporciona aos estudantes de licenciatura uma valiosa oportunidade de imersão na perspectiva do professor, permitindo-lhes identificar desafios e oportunidades no contexto da sala de aula. Este relato tem por objetivo detalhar as vivências durante a monitoria da disciplina Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia por uma licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE) campus Dois Irmãos, abrangendo o período do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. Além de abordar o histórico da inserção das Ciências Biológicas nas escolas, a disciplina explora as tendências e práticas de ensino na formação de profissionais da área, enfatizando a relevância desses temas para a formação cidadã e as diversas formas de atuação dos futuros professores. A metodologia deste trabalho concentra-se na descrição das atividades realizadas e nas reflexões voltadas à formação de educadores de Biologia e Ciências. Durante a monitoria, foram conduzidas diversas ações, incluindo leituras de textos especializados, observação de aulas, correção de exercícios e a organização de uma feira de projetos elaborados pelos discentes ao longo de outras disciplinas ministradas pela docente orientadora. Espera- se que este relato inspire outros graduandos a buscar oportunidades semelhantes, pois a monitoria não apenas enriquece nossa jornada acadêmica, mas também molda nossa identidade como educadores comprometidos com o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4657_TB1424_14102024115925.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA INGRID DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Laura Gomes"
    "autor_email" => "lauraingrid37@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109880
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1424
    "inscrito_id" => 4657
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA MONITORIA UNIVERSITÁRIA EM DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A experiência de monitoria acadêmica proporciona aos estudantes de licenciatura uma valiosa oportunidade de imersão na perspectiva do professor, permitindo-lhes identificar desafios e oportunidades no contexto da sala de aula. Este relato tem por objetivo detalhar as vivências durante a monitoria da disciplina Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia por uma licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE) campus Dois Irmãos, abrangendo o período do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. Além de abordar o histórico da inserção das Ciências Biológicas nas escolas, a disciplina explora as tendências e práticas de ensino na formação de profissionais da área, enfatizando a relevância desses temas para a formação cidadã e as diversas formas de atuação dos futuros professores. A metodologia deste trabalho concentra-se na descrição das atividades realizadas e nas reflexões voltadas à formação de educadores de Biologia e Ciências. Durante a monitoria, foram conduzidas diversas ações, incluindo leituras de textos especializados, observação de aulas, correção de exercícios e a organização de uma feira de projetos elaborados pelos discentes ao longo de outras disciplinas ministradas pela docente orientadora. Espera- se que este relato inspire outros graduandos a buscar oportunidades semelhantes, pois a monitoria não apenas enriquece nossa jornada acadêmica, mas também molda nossa identidade como educadores comprometidos com o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4657_TB1424_14102024115925.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA INGRID DA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Laura Gomes"
    "autor_email" => "lauraingrid37@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A experiência de monitoria acadêmica proporciona aos estudantes de licenciatura uma valiosa oportunidade de imersão na perspectiva do professor, permitindo-lhes identificar desafios e oportunidades no contexto da sala de aula. Este relato tem por objetivo detalhar as vivências durante a monitoria da disciplina Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia por uma licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE) campus Dois Irmãos, abrangendo o período do segundo semestre de 2023 ao primeiro semestre de 2024. Além de abordar o histórico da inserção das Ciências Biológicas nas escolas, a disciplina explora as tendências e práticas de ensino na formação de profissionais da área, enfatizando a relevância desses temas para a formação cidadã e as diversas formas de atuação dos futuros professores. A metodologia deste trabalho concentra-se na descrição das atividades realizadas e nas reflexões voltadas à formação de educadores de Biologia e Ciências. Durante a monitoria, foram conduzidas diversas ações, incluindo leituras de textos especializados, observação de aulas, correção de exercícios e a organização de uma feira de projetos elaborados pelos discentes ao longo de outras disciplinas ministradas pela docente orientadora. Espera- se que este relato inspire outros graduandos a buscar oportunidades semelhantes, pois a monitoria não apenas enriquece nossa jornada acadêmica, mas também molda nossa identidade como educadores comprometidos com o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.