A equidade na avaliação é um elemento essencial do processo educacional, pois influencia diretamente o êxito da aprendizagem dos estudantes. Este estudo examina a relevância da equidade na avaliação e sua função na promoção de oportunidades justas para todos os alunos. Ao levar em conta as variadas habilidades, vivências e contextos dos alunos dentro de minha sala de aula, percebi que as avaliações podem ser planejadas para permitir que cada estudante demonstre seu conhecimento de modo imparcial. Isso engloba a utilização de diferentes formas de avaliação, como métodos de teste flexíveis e ocasiões para exibir competências de várias maneiras, como através de projetos práticos ou apresentações orais. Além disso, uma abordagem justa na avaliação requer a consideração de fatores externos que podem influenciar o desempenho dos alunos, como dificuldades socioeconômicas, diferenças linguísticas ou necessidades educacionais específicas. A adaptação das avaliações para satisfazer as necessidades individuais dos alunos pode contribuir para a diminuição das discrepâncias de desempenho e para a promoção de um ambiente de aprendizagem inclusivo. Para embasar essa discussão, este estudo se apoia em pesquisas anteriores, como o trabalho de Darling-Hammond (2019) sobre avaliação culturalmente responsiva e as concepções de Wiliam (2011) acerca de avaliação formativa integrada. Estas referências ressaltam a importância de abordagens equitativas na avaliação para aprimorar os resultados educacionais e garantir que todos os alunos tenham a chance de alcançar todo o seu potencial acadêmico.