POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTONOMIA E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PINHEIRO CAMPELO POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E AFETIVIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110575 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 10139 "titulo" => "POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTONOMIA E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PINHEIRO CAMPELO POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E AFETIVIDADE" "resumo" => "No artigo, compartilho minha experiência como professora no Laboratório de Informática Educativa (LIE) da Escola Nilo Pinheiro Campelo, atendendo alunos dos níveis fundamental I (1° ao 5° ano) e II (6° ao 9° ano). O foco principal é a implementação do projeto Click Educação da Secretaria de Educação de Maranguape (SME), visando enriquecer os conteúdos curriculares por meio da utilização de aplicativos educacionais e Recursos Educacionais Digitais (REDs). Esses recursos são disponibilizados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da SME, acessíveis através do portal educacional de Maranguape. Além disso, destaco a relevância dos conteúdos instalados no sistema operacional personalizado dos computadores do LIE, bem como das formações pedagógicas promovidas pela CCT. Esta experiência está sendo notável para o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem dos estudantes, que demonstram entusiasmo ao interagir com as metodologias que aplicamos. Essa abordagem visa garantir o engajamento de todos, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante. Igualmente, é adotada uma abordagem colaborativa, incentivando os estudantes a trabalharem juntos em projetos e atividades. Essa prática não apenas fortalece o senso de comunidade na sala de aula, mas também desenvolve habilidades sociais essenciais para a vida. O compromisso em oferecer uma educação de qualidade, integrando as Tecnologias Digitais e a afetividade de forma estratégica ao currículo escolar, é um ponto central dessa experiência. A intenção é preparar os alunos para os desafios do século XXI, capacitando-os com as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos críticos, criativos e bem-sucedidos. A fundamentação teórica se baseia em importantes pensadores da educação, como Platão, Pestalozzi, Henri Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, John Dewey e Seymour Papert, que enfatizam a importância da integração entre razão e emoção no processo de aprendizagem, bem como a centralidade do estudante nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10139_TB2406_07102024221828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA CARDOSO FAÇANHA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA FAÇANHA" "autor_email" => "fatima.facanha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110575 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 10139 "titulo" => "POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTONOMIA E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PINHEIRO CAMPELO POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E AFETIVIDADE" "resumo" => "No artigo, compartilho minha experiência como professora no Laboratório de Informática Educativa (LIE) da Escola Nilo Pinheiro Campelo, atendendo alunos dos níveis fundamental I (1° ao 5° ano) e II (6° ao 9° ano). O foco principal é a implementação do projeto Click Educação da Secretaria de Educação de Maranguape (SME), visando enriquecer os conteúdos curriculares por meio da utilização de aplicativos educacionais e Recursos Educacionais Digitais (REDs). Esses recursos são disponibilizados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da SME, acessíveis através do portal educacional de Maranguape. Além disso, destaco a relevância dos conteúdos instalados no sistema operacional personalizado dos computadores do LIE, bem como das formações pedagógicas promovidas pela CCT. Esta experiência está sendo notável para o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem dos estudantes, que demonstram entusiasmo ao interagir com as metodologias que aplicamos. Essa abordagem visa garantir o engajamento de todos, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante. Igualmente, é adotada uma abordagem colaborativa, incentivando os estudantes a trabalharem juntos em projetos e atividades. Essa prática não apenas fortalece o senso de comunidade na sala de aula, mas também desenvolve habilidades sociais essenciais para a vida. O compromisso em oferecer uma educação de qualidade, integrando as Tecnologias Digitais e a afetividade de forma estratégica ao currículo escolar, é um ponto central dessa experiência. A intenção é preparar os alunos para os desafios do século XXI, capacitando-os com as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos críticos, criativos e bem-sucedidos. A fundamentação teórica se baseia em importantes pensadores da educação, como Platão, Pestalozzi, Henri Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, John Dewey e Seymour Papert, que enfatizam a importância da integração entre razão e emoção no processo de aprendizagem, bem como a centralidade do estudante nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10139_TB2406_07102024221828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA CARDOSO FAÇANHA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA FAÇANHA" "autor_email" => "fatima.facanha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }