Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE DECOLONIAL A PARTIR DA TRANSCULTURALIDADE E DA INTERCULTURALIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109987
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1572
    "inscrito_id" => 5399
    "titulo" => "O ENSINO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE DECOLONIAL A PARTIR DA TRANSCULTURALIDADE E DA INTERCULTURALIDADE"
    "resumo" => "Antônio Marcos Feitosa Gomes 1 RESUMO Este trabalho investiga o ensino de linguagem na educação básica sob a perspectiva de uma formação docente decolonial, enfatizando a importância da transculturalidade e da interculturalidade. Por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo se fundamenta na análise crítica das práticas pedagógicas atuais e na proposta de estratégias que visem à descolonização do ensino. O referencial teórico-metodológico apoia-se nas obras de Baptista (2022), que discute a colonialidade da linguagem e sua influência no cenário educacional, e de Duboc (2022), que ressalta a necessidade de uma atitude decolonial na formação de educadores. Adicionalmente, inspira-se nas reflexões de Hooks (2020) sobre o pensamento crítico como ferramenta essencial para a prática educativa emancipatória e nas considerações de Júnior et al. (2022) sobre os desafios da decolonialidade no ensino de Língua Portuguesa.Os principais resultados indicam que a incorporação de uma perspectiva decolonial na formação docente contribui significativamente para uma prática educativa mais inclusiva e representativa. Revelase, por meio da análise, que a conscientização e a revisão crítica das práticas e conteúdos de ensino são fundamentais para a superação das estruturas coloniais remanescentes. Além disso, destacase a necessidade de promover uma educação linguística que valorize as diversas culturas e linguagens dos estudantes, como caminho para uma aprendizagem significativa e para o fortalecimento da identidade e autoestima dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5399_TB1572_29022024235430.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS FEITOSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS FEITOSA"
    "autor_email" => "dr.marcoslinguistica@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109987
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1572
    "inscrito_id" => 5399
    "titulo" => "O ENSINO DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE DECOLONIAL A PARTIR DA TRANSCULTURALIDADE E DA INTERCULTURALIDADE"
    "resumo" => "Antônio Marcos Feitosa Gomes 1 RESUMO Este trabalho investiga o ensino de linguagem na educação básica sob a perspectiva de uma formação docente decolonial, enfatizando a importância da transculturalidade e da interculturalidade. Por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo se fundamenta na análise crítica das práticas pedagógicas atuais e na proposta de estratégias que visem à descolonização do ensino. O referencial teórico-metodológico apoia-se nas obras de Baptista (2022), que discute a colonialidade da linguagem e sua influência no cenário educacional, e de Duboc (2022), que ressalta a necessidade de uma atitude decolonial na formação de educadores. Adicionalmente, inspira-se nas reflexões de Hooks (2020) sobre o pensamento crítico como ferramenta essencial para a prática educativa emancipatória e nas considerações de Júnior et al. (2022) sobre os desafios da decolonialidade no ensino de Língua Portuguesa.Os principais resultados indicam que a incorporação de uma perspectiva decolonial na formação docente contribui significativamente para uma prática educativa mais inclusiva e representativa. Revelase, por meio da análise, que a conscientização e a revisão crítica das práticas e conteúdos de ensino são fundamentais para a superação das estruturas coloniais remanescentes. Além disso, destacase a necessidade de promover uma educação linguística que valorize as diversas culturas e linguagens dos estudantes, como caminho para uma aprendizagem significativa e para o fortalecimento da identidade e autoestima dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5399_TB1572_29022024235430.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS FEITOSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS FEITOSA"
    "autor_email" => "dr.marcoslinguistica@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Antônio Marcos Feitosa Gomes 1 RESUMO Este trabalho investiga o ensino de linguagem na educação básica sob a perspectiva de uma formação docente decolonial, enfatizando a importância da transculturalidade e da interculturalidade. Por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo se fundamenta na análise crítica das práticas pedagógicas atuais e na proposta de estratégias que visem à descolonização do ensino. O referencial teórico-metodológico apoia-se nas obras de Baptista (2022), que discute a colonialidade da linguagem e sua influência no cenário educacional, e de Duboc (2022), que ressalta a necessidade de uma atitude decolonial na formação de educadores. Adicionalmente, inspira-se nas reflexões de Hooks (2020) sobre o pensamento crítico como ferramenta essencial para a prática educativa emancipatória e nas considerações de Júnior et al. (2022) sobre os desafios da decolonialidade no ensino de Língua Portuguesa.Os principais resultados indicam que a incorporação de uma perspectiva decolonial na formação docente contribui significativamente para uma prática educativa mais inclusiva e representativa. Revelase, por meio da análise, que a conscientização e a revisão crítica das práticas e conteúdos de ensino são fundamentais para a superação das estruturas coloniais remanescentes. Além disso, destacase a necessidade de promover uma educação linguística que valorize as diversas culturas e linguagens dos estudantes, como caminho para uma aprendizagem significativa e para o fortalecimento da identidade e autoestima dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.