Antônio Marcos Feitosa Gomes 1 RESUMO Este trabalho investiga o ensino de linguagem na educação básica sob a perspectiva de uma formação docente decolonial, enfatizando a importância da transculturalidade e da interculturalidade. Por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo se fundamenta na análise crítica das práticas pedagógicas atuais e na proposta de estratégias que visem à descolonização do ensino. O referencial teórico-metodológico apoia-se nas obras de Baptista (2022), que discute a colonialidade da linguagem e sua influência no cenário educacional, e de Duboc (2022), que ressalta a necessidade de uma atitude decolonial na formação de educadores. Adicionalmente, inspira-se nas reflexões de Hooks (2020) sobre o pensamento crítico como ferramenta essencial para a prática educativa emancipatória e nas considerações de Júnior et al. (2022) sobre os desafios da decolonialidade no ensino de Língua Portuguesa.Os principais resultados indicam que a incorporação de uma perspectiva decolonial na formação docente contribui significativamente para uma prática educativa mais inclusiva e representativa. Revelase, por meio da análise, que a conscientização e a revisão crítica das práticas e conteúdos de ensino são fundamentais para a superação das estruturas coloniais remanescentes. Além disso, destacase a necessidade de promover uma educação linguística que valorize as diversas culturas e linguagens dos estudantes, como caminho para uma aprendizagem significativa e para o fortalecimento da identidade e autoestima dos alunos.