Este artigo apresenta uma experiência pedagógica realizada em uma escola na cidade de Crato, no estado do Ceará, com o propósito de enfatizar a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes por meio de diversas propostas pedagógicas. Reconhecendo que a disciplina de Química muitas vezes é considerada difícil pelos alunos, foi desenvolvido um Quiz contendo perguntas relacionadas aos conteúdos abordados em sala de aula. Essa iniciativa visou avaliar o nível de aprendizado dos alunos e observar suas reações diante de uma aula diferenciada e interativa. O Quiz foi elaborado para verificar o grau de compreensão dos estudantes em relação aos conteúdos ministrados, proporcionando uma dinâmica de aula que cumprisse seus objetivos educacionais. A abordagem adotada visou não apenas cumprir com os requisitos do currículo, mas também tornar a experiência de aprendizado mais envolvente e divertida. O intuito era superar possíveis receios ou dificuldades que os alunos pudessem ter em relação aos conteúdos da disciplina. Nesse contexto, a proposta pedagógica buscou não apenas transmitir conhecimento, mas também promover a participação ativa dos alunos, transformando a aula em um ambiente saudável de aprendizado. Ao retirar barreiras como o medo e as dificuldades percebidas, a abordagem interativa proporcionou uma dinâmica de ensino mais eficaz e atraente para os estudantes.