O piquenique científico é uma estratégia de ensino inovadora que pode ser utilizada no curso técnico de informática integrado na educação profissional assim como em outros cursos. Nessa atividade, os alunos são incentivados a realizar experimentos, observações e análises em um ambiente ao ar livre, como um parque, jardim, área verde, praças e bosques. Durante o piquenique científico, os alunos podem explorar conceitos relacionados à informática, como a programação de computadores, a análise de dados, temas multidisciplinares e a resolução de problemas. Essa abordagem de ensino proporciona aos alunos uma oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula de uma forma prática, divertida, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Ao participar de um piquenique científico, os alunos têm a oportunidade de se conectar com a natureza, promover a sustentabilidade e desenvolver habilidades importantes para sua formação profissional. O piquenique também proporciona uma experiência única, onde os alunos têm a oportunidade de interagir, de compartilhar alimentos e conhecimentos de forma mais informal e descontraída. Em resumo, o piquenique como estratégia é uma maneira criativa e eficaz de envolver os alunos, promover a interação entre eles e proporcionar uma experiência de aprendizagem memorável e enriquecedora.