A relação da música com o homem começou, desde os primórdios, em sua rotina através dos sons da natureza e do corpo humano, estando presente em todos os momentos. Dessa forma, ela é considerada como um importante instrumento para a sociedade, devido às funções que ela exerce em todas as áreas, com destaque na educação, porque ela ajuda os estudantes a realizarem suas tarefas escolares. Esta pesquisa visou compreender como a música e a sua letra podem ser utilizadas como ferramentas no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da 1ª Série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, do Campus Aracaju, na disciplina de Sociologia. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizaram-se questionários, entrevistas semiestruturadas e conversas com os professores. A partir dessa coleta, foi elaborado um Produto Educacional que foi aplicado e avaliado, originando às seguintes categorias: Prática de Ensino Baseada em Música; Temas Transversais; e Música e Educação Profissional e Tecnológica. Por meio da análise dessas categorias, observou-se que a música, enquanto ferramenta de apoio ao estudante, pode e deve ser utilizada como recurso pedagógico, porque ela motiva e estimula os alunos, ajudando-os a analisar um texto, de forma mais aprofundada e ter uma visão mais crítica dos assuntos trabalhados na aula sendo assim um fator motivador de estudo. Observou-se também que, os tipos e estilos de músicas, que os alunos gostam, servem como apoio para que temas e textos das disciplinas possam ser trabalhados com as músicas de suas preferências. Outro resultado encontrado, por meio da análise dos dados, foi que a música proporciona um trabalho pedagógico em relação a temas de diferentes áreas, (temas transversais ou práticas interdisciplinares) possibilitando os discentes a refletir em relação à sua atuação no mundo de trabalho.