As Metodologias Ativas têm ganhado amplo espaço nas ações de formação docente, sobretudo por constituir estratégias de ensino que se coadunam com uma concepção crítica de Educação. Neste contexto, tem-se o uso de Mapas Conceituais (MCs) como ferramenta didático-pedagógica capaz de organizar os conhecimentos e, paralelamente, contribuir para uma aprendizagem significativa. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização dos MCs no processo de formação docente, a partir de uma atividade prática realizada durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciência e Química. A pesquisa envolveu estudantes do IV módulo do curso de Licenciatura em Química, de uma Instituição de ensino pública, na cidade de Paulistana-PI. Os dados foram obtidos por meio da coleta de MCs construi?dos pelos discentes através do programa CmapTools. As ana?lises foram realizadas a partir da observac?a?o dos estudantes durante a atividade prática, da forma como os discentes compreendem o conteu?do e da socialização dos conhecimentos construídos por meio dos MCs elaborados. Os resultados obtidos indicam que a utilização dos MCs contribuíram de forma positiva no processo de formação docente inicial dos licenciandos, com destaque para a autonomia, a problematização, a busca por soluções e, por fim, a construção de conhecimentos e competências. Assim, o uso dos MCs, enquanto metodologia ativa, se constitui um recurso didático alternativo que colabora com a formação crítico-reflexiva dos sujeitos e, em se tratando da formação inicial docente, repercute nos espaços de atuação profissional, numa perspectiva de uma educação emancipadora e transformadora do meio social.