Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO CURSO DE LICENCTURA EM QUÍMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As Metodologias Ativas têm ganhado amplo espaço nas ações de formação docente, sobretudo por constituir estratégias de ensino que se coadunam com uma concepção crítica de Educação. Neste contexto, tem-se o uso de Mapas Conceituais (MCs) como ferramenta didático-pedagógica capaz de organizar os conhecimentos e, paralelamente, contribuir para uma aprendizagem significativa. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização dos MCs no processo de formação docente, a partir de uma atividade prática realizada durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciência e Química. A pesquisa envolveu estudantes do IV módulo do curso de Licenciatura em Química, de uma Instituição de ensino pública, na cidade de Paulistana-PI. Os dados foram obtidos por meio da coleta de MCs construi?dos pelos discentes através do programa CmapTools. As ana?lises foram realizadas a partir da observac?a?o dos estudantes durante a atividade prática, da forma como os discentes compreendem o conteu?do e da socialização dos conhecimentos construídos por meio dos MCs elaborados. Os resultados obtidos indicam que a utilização dos MCs contribuíram de forma positiva no processo de formação docente inicial dos licenciandos, com destaque para a autonomia, a problematização, a busca por soluções e, por fim, a construção de conhecimentos e competências. Assim, o uso dos MCs, enquanto metodologia ativa, se constitui um recurso didático alternativo que colabora com a formação crítico-reflexiva dos sujeitos e, em se tratando da formação inicial docente, repercute nos espaços de atuação profissional, numa perspectiva de uma educação emancipadora e transformadora do meio social.

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