As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida de alunos e professores, mas ainda são pouco exploradas em sala de aula. O medo de distrações e conteúdos irrelevantes impedem que muitas escolas as utilizem como ferramentas de aprendizagem. Com suas interfaces amigáveis e foco em imagens e vídeos, podem ser uma ferramenta poderosa para o ensino, permitindo a criação de projetos interativos, a promoção da pesquisa e a construção de uma comunidade de aprendizagem. No entanto, o uso das redes sociais na escola exige planejamento e acompanhamento, além das oportunidades que essas ferramentas oferecem, é fundamental que professores e alunos estejam cientes dos perigos e desafios que elas apresentam, sendo importante estarem atentos ao fato de que, não raramente, as redes propagam conteúdos sensacionalistas e irrelevantes para o ensino. A metodologia utilizada nesse trabalho se caracterizou como uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e descritivo objetivando analisar o potencial e os desafios do uso das redes sociais como ferramentas didáticas. Para a coleta de dados, foram utilizados artigos científicos, livros, dissertações e teses publicados em português. A seleção das fontes foi realizada nas bases de dados Scopus. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, por meio de uma análise de conteúdo em que se buscou identificar as principais tendências e desafios relacionados ao uso das redes sociais na educação. Conclui-se que, ao serem utilizadas de forma consciente, responsável, planejadas, com objetivos claros e bem definidos e uma formação específica dos professores, as redes sociais tornam-se aliadas valiosas no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção de uma comunidade de aprendizagem mais engajada e conectada. Espera-se que os resultados da pesquisa possam auxiliar professores e gestores na tomada de decisões sobre a utilização da rede social em sala de aula.