O PAPEL DA TECNOLOGIA E DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110376 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2145 "inscrito_id" => 7187 "titulo" => "O PAPEL DA TECNOLOGIA E DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA" "resumo" => "Este relato de experiência analisa o desenvolvimento acadêmico e social de um estudante de 7 anos, denominado Eddy, diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), matriculado no 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública do interior de São Paulo. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Com o objetivo de avaliar o impacto das estratégias de ensino adaptadas e do uso da tecnologia inclusiva na promoção do desenvolvimento acadêmico e social de Eddy, foi realizada a observação das interações do estudante com o conteúdo e com os colegas por meio de registros da Acompanhante Terapêutica (AT) em contexto escolar. Deste modo foi observando o impacto das práticas pedagógicas adaptadas, do engajamento da comunidade escolar no atendimento as especificidades pedagógicas do estudante, e da utilização do ensino estruturado baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Eddy participou de atividades escolares, incluindo informática, e seu progresso foi monitorado ao longo de 06 meses. Eddy demonstrou um avanço significativo em sua coordenação motora e habilidades acadêmicas durante sua participação em atividades de informática. A utilização da tecnologia, aliada a jogos específicos como o Escola Games, auxiliou no desenvolvimento de habilidades motoras e de alfabetização, demonstrando relevância para seu progresso escolar. Sua participação em atividades com pares e o ambiente inclusivo contribuíram para aprimorar sua comunicação, interação social e ampliação de seu repertório acadêmico. As estratégias implementadas, de acordo com o Plano de Ensino Individualizado (PEI) e a aplicação dos princípios da Análise do Comportamento em contexto escolar, foram essenciais no desenvolvimento acadêmico e social de Eddy. Destaca-se a importância do envolvimento ativo da comunidade escolar na inclusão de estudantes com TEA, ressaltando a necessidade de apoio mútuo para o desenvolvimento desses estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7187_TB2145_25102024155046.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Vânia Ferreira" "autor_email" => "vaniaferreira1209@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110376 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2145 "inscrito_id" => 7187 "titulo" => "O PAPEL DA TECNOLOGIA E DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA" "resumo" => "Este relato de experiência analisa o desenvolvimento acadêmico e social de um estudante de 7 anos, denominado Eddy, diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), matriculado no 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública do interior de São Paulo. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Com o objetivo de avaliar o impacto das estratégias de ensino adaptadas e do uso da tecnologia inclusiva na promoção do desenvolvimento acadêmico e social de Eddy, foi realizada a observação das interações do estudante com o conteúdo e com os colegas por meio de registros da Acompanhante Terapêutica (AT) em contexto escolar. Deste modo foi observando o impacto das práticas pedagógicas adaptadas, do engajamento da comunidade escolar no atendimento as especificidades pedagógicas do estudante, e da utilização do ensino estruturado baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Eddy participou de atividades escolares, incluindo informática, e seu progresso foi monitorado ao longo de 06 meses. Eddy demonstrou um avanço significativo em sua coordenação motora e habilidades acadêmicas durante sua participação em atividades de informática. A utilização da tecnologia, aliada a jogos específicos como o Escola Games, auxiliou no desenvolvimento de habilidades motoras e de alfabetização, demonstrando relevância para seu progresso escolar. Sua participação em atividades com pares e o ambiente inclusivo contribuíram para aprimorar sua comunicação, interação social e ampliação de seu repertório acadêmico. As estratégias implementadas, de acordo com o Plano de Ensino Individualizado (PEI) e a aplicação dos princípios da Análise do Comportamento em contexto escolar, foram essenciais no desenvolvimento acadêmico e social de Eddy. Destaca-se a importância do envolvimento ativo da comunidade escolar na inclusão de estudantes com TEA, ressaltando a necessidade de apoio mútuo para o desenvolvimento desses estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7187_TB2145_25102024155046.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Vânia Ferreira" "autor_email" => "vaniaferreira1209@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }