O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110490 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2293 "inscrito_id" => 9209 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A Educação Matemática tem ampliado o seu olhar para as questões das formações inicial e continuada de docentes que ministram aulas de Matemática na educação básica e o ensino de Matemática pensando na Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva. A Educação Matemática Inclusiva é o movimento da Educação Inclusiva que emerge na Educação Matemática e apresenta uma atenção aos grupos que se destacam nos diferentes sistemas excludentes, ou seja, é o segmento da Educação Matemática que abarca todos os grupos minoritários, vulneráveis, excluídos e rejeitados, que também anseiam reconhecimento no ambiente educacional e exigem respeito, justiça social e consideração pedagógica para com as suas diferenças no ensino da Matemática. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo apresentar a importância da formação inicial e da formação continuada dos professores da educação básica, no contexto da Educação Matemática Inclusiva e da Educação Especial. Para realização deste escrito foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica em diversos materiais que abordam sobre o ensino de Matemática para os estudantes que são elegíveis como público-alvo da Educação Especial e a temática da formação docente. Com esse trabalho, almeja-se destacar a importância de ampliar a discussão sobre formar cada vez mais professores de Matemática com um olhar especializado e com a postura pedagógica em relação como os estudantes aprendem a matemática, para que a inclusão em sala de aula regular ocorra de maneira efetiva e que o ensino de Matemática não seja banalizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9209_TB2293_22042024162340.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE LUZIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ariane Luzia" "autor_email" => "ariane.santos@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110490 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2293 "inscrito_id" => 9209 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A Educação Matemática tem ampliado o seu olhar para as questões das formações inicial e continuada de docentes que ministram aulas de Matemática na educação básica e o ensino de Matemática pensando na Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva. A Educação Matemática Inclusiva é o movimento da Educação Inclusiva que emerge na Educação Matemática e apresenta uma atenção aos grupos que se destacam nos diferentes sistemas excludentes, ou seja, é o segmento da Educação Matemática que abarca todos os grupos minoritários, vulneráveis, excluídos e rejeitados, que também anseiam reconhecimento no ambiente educacional e exigem respeito, justiça social e consideração pedagógica para com as suas diferenças no ensino da Matemática. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo apresentar a importância da formação inicial e da formação continuada dos professores da educação básica, no contexto da Educação Matemática Inclusiva e da Educação Especial. Para realização deste escrito foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica em diversos materiais que abordam sobre o ensino de Matemática para os estudantes que são elegíveis como público-alvo da Educação Especial e a temática da formação docente. Com esse trabalho, almeja-se destacar a importância de ampliar a discussão sobre formar cada vez mais professores de Matemática com um olhar especializado e com a postura pedagógica em relação como os estudantes aprendem a matemática, para que a inclusão em sala de aula regular ocorra de maneira efetiva e que o ensino de Matemática não seja banalizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9209_TB2293_22042024162340.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE LUZIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Ariane Luzia" "autor_email" => "ariane.santos@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }