O estudo apresentado tem por objetivo identificar e compreender quais são os distanciamentos e aproximações entre a formação integral e a formação por competências na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com uma proposta de análise e intervenção que foca no Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, nos sustentamos em uma discussão à luz do materialismo histórico dialético sobre a formação humana integral e suas influências na EPT, especificamente no EMI, debatendo a importância do trabalho em seu contexto ontológico e histórico, como princípio educativo, e a formação do sujeito em seu sentido mais amplo. Para condução da pesquisa, partimos da seguinte questão: de que maneiras os discursos sobre formação integral e sobre formação por competências se materializam em propostas para EPT? Para responder a essa pergunta, realizamos um estudo qualitativo baseado em análise documental. Como primeira etapa, apresentamos diversos conceitos de competências e como esses se tornaram princípio norteador das recentes reformas da educação brasileira, destacando nesse estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência, analisamos duas propostas de currículos, com foco na formação por competências, a fim de apontar indícios da materialização desses discursos em uma proposta curricular. Como resultados preliminares dessa análise, identificamos que estratégias pedagógicas alinhadas com metodologias ativas e integração curricular emergem como propostas para o desenvolvimento de competências. Nossa proposta de intervenção, reúne conceitos e estratégias pedagógicas que promovam a integração curricular no EMI, unindo as dimensões do trabalho, ciência e cultura para ressignificar as competências com um olhar sobre o todo possibilitando a formação de cidadãos emancipados, críticos e capazes de enfrentar os desafios da sociedade atual. Desta forma, entendemos como um caminho possível para propor esse diálogo a defesa e o fortalecimento do currículo integrado na EPT, aliando teoria e prática, parte e totalidade.