A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA PARA A APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110590 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2425 "inscrito_id" => 3136 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA PARA A APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO" "resumo" => "A motivação acadêmica reflete no rendimento acadêmico dos estudantes, tendo importante papel no aprendizado. Caso o estudante não tenha a motivação necessária, consequentemente, terá um rendimento mais baixo, afetando nas suas notas e desempenho acadêmico, nesse sentido, considera-se a motivação de suma importância para a aprendizagem dos discentes matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES). Diante disso, o trabalho científico busca identificar a motivação acadêmica como um dos fatores indispensáveis para o processo de aprendizagem dos discentes IES públicas e privadas. A metodologia é composta por um estudo bibliográfico, utilizando como base artigos científicos publicados nos últimos quatro anos (2020-2024) encontrados no Portal Periódicos CAPES, abordando sobre a temática aqui proposta, seguindo os critérios de exclusão e os critérios de inclusão descritos na metodologia. Dentre os resultados apresentados na pesquisa, identificamos estratégias motivadoras que auxiliam no aprendizado desses estudantes, dentre elas, destaca-se a relação positiva estabelecida entre professor e aluno contribuindo significativamente na motivação para aprender; a adaptação académica, estando ligada nas esferas sociais e pessoais, dentre outros fatores identificados na pesquisa realizada. Ademais, um dos artigos selecionados para este estudo traz a Teoria da autodeterminação, cujo descreve a motivação em dois tipos, a motivação intrínseca da qual refere-se ao sujeito que realiza determinada atividade influenciado pelo seu próprio interesse e a motivação extrínseca, sendo o sujeito aquele que realiza determinada atividade em prol de uma recompensa externa, ou para evitar uma punição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673500431b5b6_13112024163843.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-13 16:38:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAHELEN GRANGEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIKAHELEN" "autor_email" => "mikahelen.silva@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110590 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2425 "inscrito_id" => 3136 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA PARA A APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO" "resumo" => "A motivação acadêmica reflete no rendimento acadêmico dos estudantes, tendo importante papel no aprendizado. Caso o estudante não tenha a motivação necessária, consequentemente, terá um rendimento mais baixo, afetando nas suas notas e desempenho acadêmico, nesse sentido, considera-se a motivação de suma importância para a aprendizagem dos discentes matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES). Diante disso, o trabalho científico busca identificar a motivação acadêmica como um dos fatores indispensáveis para o processo de aprendizagem dos discentes IES públicas e privadas. A metodologia é composta por um estudo bibliográfico, utilizando como base artigos científicos publicados nos últimos quatro anos (2020-2024) encontrados no Portal Periódicos CAPES, abordando sobre a temática aqui proposta, seguindo os critérios de exclusão e os critérios de inclusão descritos na metodologia. Dentre os resultados apresentados na pesquisa, identificamos estratégias motivadoras que auxiliam no aprendizado desses estudantes, dentre elas, destaca-se a relação positiva estabelecida entre professor e aluno contribuindo significativamente na motivação para aprender; a adaptação académica, estando ligada nas esferas sociais e pessoais, dentre outros fatores identificados na pesquisa realizada. Ademais, um dos artigos selecionados para este estudo traz a Teoria da autodeterminação, cujo descreve a motivação em dois tipos, a motivação intrínseca da qual refere-se ao sujeito que realiza determinada atividade influenciado pelo seu próprio interesse e a motivação extrínseca, sendo o sujeito aquele que realiza determinada atividade em prol de uma recompensa externa, ou para evitar uma punição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673500431b5b6_13112024163843.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-13 16:38:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAHELEN GRANGEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIKAHELEN" "autor_email" => "mikahelen.silva@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }