Esta pesquisa objetiva discutir o ensino da produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na análise de elementos da textualidade presentes durante a produção do gênero fanfic, bem como refletir acerca dos letramentos digitais na escrita de textos no ambiente digital. Para isso, discorre, inicialmente, sobre concepções de letramentos digitais por meio das ideias de Buzato (2006) e Pinheiro (2013). Reflete, em seguida, sobre o ensino da produção textual na escola e os elementos relacionados à textualidade, pautada no que defende Serafini (1995), Koch (2005) e Antunes (2009). Além disso, discute a importância de atividades de leitura e escrita realizadas por meio de gêneros textuais que circulam no cotidiano, inclusive aqueles que são típicos dos ambientes digitais, como as fanfics, destacando o que defendem Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2012), Vargas (2015) e Goualart (2017). Optamos por realizar este estudo por meio de uma pesquisa bibliográfica, agregada à análise de elementos da textualidade encontrados em produções textuais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Ao explorar o letramento digital e as práticas de leitura e escrita na internet, reconhecemos a importância da escola em incluir, em suas atividades pedagógicas, oportunidades para que os alunos usem a língua em situações autênticas. Os resultados desta pesquisa destacam os movimentos da textualidade presentes na escrita de fanfics e, embora, já discutidos pelos estudos linguísticos, tais elementos, que atribuem sentido aos textos realizados dentro e fora da internet, tendem a sugerir novos constituintes textuais, tendo em vista que os formatos pelos quais os textos têm sido construídos carregam inúmeras nuances multimodais típicas dos formatos pelos quais os textos têm se apresentado atualmente.