TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA POR ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO CRUZ-CE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110957 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2935 "inscrito_id" => 6460 "titulo" => "TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA POR ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO CRUZ-CE." "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada durante a implementação do teatro científico (TC) no ensino de Química. A ação envolveu um grupo de 18 estudantes da 1ª série da escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raimunda Silveira de Sousa Carneiro, no Município de Cruz, Ceará. A execução do TC ocorreu por meio da implementação da Unidade Curricular Eletiva (UCE) com a temática. Durante as aulas, foram utilizadas várias estratégias de desenvolvimento teatral, como improvisações e a estratégia de representação do Júri Simulado. Após a execução da eletiva, ao longo de um semestre letivo, foi aplicado um questionário composto por 6 questões para avaliar a aceitação das estratégias, aprendizagens e habilidades desenvolvidas durante as vivências da UCE de teatro científico no ensino de Química. Também foi buscado avaliar se os estudantes se matriculariam novamente na eletiva ou a indicariam para um colega. Nos resultados da avaliação, utilizando uma escala de 0 a 10, aproximadamente 89% dos estudantes atribuíram notas entre 9 e 10. Esse mesmo percentual de discentes destacou que indicaria a UCE para um colega, o que representa uma avaliação bastante positiva. Em suas respostas, os participantes ressaltaram que as aulas eram muito dinâmicas e que, além de reforçar a aprendizagem dos conteúdos de Química, também contribuíram para o desenvolvimento de habilidades artísticas. De forma divertida, apresentaram um lado apaixonante da Ciência Química. A maioria dos estudantes também destacou o desenvolvimento de novas habilidades artísticas e de encenação, além de uma visão mais crítica sobre os conteúdos da disciplina, por entenderem a partir da vivência do TC, que a química, quando empregada com consciência, não apenas oferece soluções para desafios complexos, mas também promove avanços significativos em áreas como medicina, agricultura, energia e meio ambiente, fortalecendo assim a consciência social sobre o uso adequado dos conhecimentos de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6460_TB2935_09102024113009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES DE ARAUJO FORTUNATO" "autor_nome_curto" => "Fortunato TA" "autor_email" => "tataaraujofortunato@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110957 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2935 "inscrito_id" => 6460 "titulo" => "TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA POR ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO CRUZ-CE." "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada durante a implementação do teatro científico (TC) no ensino de Química. A ação envolveu um grupo de 18 estudantes da 1ª série da escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raimunda Silveira de Sousa Carneiro, no Município de Cruz, Ceará. A execução do TC ocorreu por meio da implementação da Unidade Curricular Eletiva (UCE) com a temática. Durante as aulas, foram utilizadas várias estratégias de desenvolvimento teatral, como improvisações e a estratégia de representação do Júri Simulado. Após a execução da eletiva, ao longo de um semestre letivo, foi aplicado um questionário composto por 6 questões para avaliar a aceitação das estratégias, aprendizagens e habilidades desenvolvidas durante as vivências da UCE de teatro científico no ensino de Química. Também foi buscado avaliar se os estudantes se matriculariam novamente na eletiva ou a indicariam para um colega. Nos resultados da avaliação, utilizando uma escala de 0 a 10, aproximadamente 89% dos estudantes atribuíram notas entre 9 e 10. Esse mesmo percentual de discentes destacou que indicaria a UCE para um colega, o que representa uma avaliação bastante positiva. Em suas respostas, os participantes ressaltaram que as aulas eram muito dinâmicas e que, além de reforçar a aprendizagem dos conteúdos de Química, também contribuíram para o desenvolvimento de habilidades artísticas. De forma divertida, apresentaram um lado apaixonante da Ciência Química. A maioria dos estudantes também destacou o desenvolvimento de novas habilidades artísticas e de encenação, além de uma visão mais crítica sobre os conteúdos da disciplina, por entenderem a partir da vivência do TC, que a química, quando empregada com consciência, não apenas oferece soluções para desafios complexos, mas também promove avanços significativos em áreas como medicina, agricultura, energia e meio ambiente, fortalecendo assim a consciência social sobre o uso adequado dos conhecimentos de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6460_TB2935_09102024113009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES DE ARAUJO FORTUNATO" "autor_nome_curto" => "Fortunato TA" "autor_email" => "tataaraujofortunato@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }