A UTILIZAÇÃO DA ANTROPOMETRIA E SINAIS VITAIS EM AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM ADOLESCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111010 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3004 "inscrito_id" => 9481 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA ANTROPOMETRIA E SINAIS VITAIS EM AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM ADOLESCENTES" "resumo" => "Atualmente, a maior parte das pesquisas sobre hipertensão e doenças cardiovasculares focam em adultos e idosos, existindo uma quantidade ínfima desses estudos em adolescentes. Apesar disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estima que a hipertensão tem prevalência de 5 a 15% em crianças e no grupo em questão, tendo crescimento alarmante associado ao sobrepeso e à obesidade. Na educação básica, aulas práticas com o uso de dados antropométricos e sinais vitais podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem de conceitos fisiológicos, tal como na prevenção de doenças crônicas. Cientes desta possibilidade, objetivou-se verificar estes dados de estudantes do ensino médio durante as aulas práticas de fisiologia humana, a fim de discutir conceitos do sistema cardiovascular e doenças associadas. Inicialmente, foram mensurados peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura corporal de 79 estudantes voluntários. Com os dados obtidos, os alunos associaram os riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão, com os valores de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ademais, foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais como o teste de correlação de Pearson entre as variáveis IMC e hipertensão. Por fim, as análises indicaram que 20% dos adolescentes da amostra foram classificados como hipertensos e há uma correlação positiva entre o aumento do IMC e da pressão arterial. No entanto, destaca-se que essa prática não visou realizar diagnóstico, mas discutir aspectos fisiológicos e correlações com algumas doenças crônicas. Ainda assim, os dados podem ser utilizados como indicativos e estão próximos das estimativas da SBP sobre hipertensão entre jovens, o que chama a atenção dos discentes aos fatores de risco. Com esta experiência didática, foi possível ratificar o uso da antropometria e dos sinais vitais em aulas práticas como um método eficiente, pois gera engajamento, participação da turma, aprendizagem dos conceitos abordados e reflexões sobre a saúde preventiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9481_TB3004_27102024141722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIRA MAGALHÃES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NAIRA MAGALHÃES" "autor_email" => "naira072005@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111010 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3004 "inscrito_id" => 9481 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA ANTROPOMETRIA E SINAIS VITAIS EM AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA HUMANA NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM ADOLESCENTES" "resumo" => "Atualmente, a maior parte das pesquisas sobre hipertensão e doenças cardiovasculares focam em adultos e idosos, existindo uma quantidade ínfima desses estudos em adolescentes. Apesar disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estima que a hipertensão tem prevalência de 5 a 15% em crianças e no grupo em questão, tendo crescimento alarmante associado ao sobrepeso e à obesidade. Na educação básica, aulas práticas com o uso de dados antropométricos e sinais vitais podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem de conceitos fisiológicos, tal como na prevenção de doenças crônicas. Cientes desta possibilidade, objetivou-se verificar estes dados de estudantes do ensino médio durante as aulas práticas de fisiologia humana, a fim de discutir conceitos do sistema cardiovascular e doenças associadas. Inicialmente, foram mensurados peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura corporal de 79 estudantes voluntários. Com os dados obtidos, os alunos associaram os riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão, com os valores de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ademais, foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais como o teste de correlação de Pearson entre as variáveis IMC e hipertensão. Por fim, as análises indicaram que 20% dos adolescentes da amostra foram classificados como hipertensos e há uma correlação positiva entre o aumento do IMC e da pressão arterial. No entanto, destaca-se que essa prática não visou realizar diagnóstico, mas discutir aspectos fisiológicos e correlações com algumas doenças crônicas. Ainda assim, os dados podem ser utilizados como indicativos e estão próximos das estimativas da SBP sobre hipertensão entre jovens, o que chama a atenção dos discentes aos fatores de risco. Com esta experiência didática, foi possível ratificar o uso da antropometria e dos sinais vitais em aulas práticas como um método eficiente, pois gera engajamento, participação da turma, aprendizagem dos conceitos abordados e reflexões sobre a saúde preventiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9481_TB3004_27102024141722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIRA MAGALHÃES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "NAIRA MAGALHÃES" "autor_email" => "naira072005@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }