O presente artigo busca apresentar a importância da temática sobre a Educação Ambiental (EA) através de metodologias de ensino envolvendo a ludicidade no contexto da Educação Infantil (EI) a partir de uma experiência vivenciada com alunos da turma da educação infantil III de um Centro de Educação Infantil do município de Fortaleza-Ceará. Considerando que as discussões acerca das questões ambientais e os problemas relacionados a degradação do meio ambiente estão cada vez mais presentes na sociedade, entendemos que o conteúdo sobre a EA deve ser uma prática de ensino primordial e indispensável em todos os níveis educacionais, sobretudo nos anos iniciais de escolarização do indivíduo, pois crianças bem informadas sobre as problemáticas ambientais e a importância do cuidado com a natureza, poderão se tornar adultos mais preocupados com o meio ambiente, com a promoção de práticas conscientes de sustentabilidade e consequentemente, transmissores dos conhecimentos obtidos acerca desta temática. Logo, por compreendermos a EA como uma prática de ensino voltada à conservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais existentes no planeta, percebemos que esse assunto precisa ganhar cada vez mais notoriedade em todos os âmbitos sociais. Diante do exposto, ressaltamos que esse artigo se propôs a apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo, cuja metodologia incidiu-se em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo esta última uma experiência compartilhada in loco, na qual pudemos vivenciar e realizar metodologias envolvendo práticas lúdicas com os sujeitos centrais desse estudo. No que concerne os resultados obtidos na pesquisa, sobretudo por meio da experiencia de campo realizada, percebemos que através da ludicidade é possível desenvolver nas crianças uma “conscientização” acerca da importância da preservação do meio ambiente e da prática de sustentabilidade, sendo de suma importância que essa temática se faça presente frequentemente na experiência escolar de alunos da EI.