A AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111011 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3005 "inscrito_id" => 2489 "titulo" => "A AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A avaliação é uma etapa primordial no processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela é possível diagnosticar as concepções prévias, dificuldades evidenciadas no processo de construção de conhecimentos pelos estudantes, bem como (re)orientar o planejamento das práticas pedagógicas. O objetivo desta pesquisa é avaliar como os docentes participantes de um curso de formação continuada inseriram os diferentes tipos de avaliação no planejamento e na execução de aulas, envolvendo Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Trata-se de um recorte das ações do projeto de pesquisa-ação intitulado “Metodologias Ativas e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em escolas da rede pública de Sergipe”, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da Universidade Federal de Sergipe (GEPIMA/CNPq/UFS). O projeto apresenta quatro etapas: formação, planejamento, execução junto aos estudantes e avaliação. Este trabalho considera os dados coletados durante as três últimas etapas, no tocante ao uso de TDICs nas aulas. A análise dos dados foi realizada utilizando os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), bem como os pressupostos teóricos referentes à avaliação encontrados em Libâneo (2017) e Zabala (1998). Os resultados evidenciaram a ocorrência de avaliação diagnóstica durante a aplicação das situações de aprendizagens, o que permitiu direcionar o planejamento das práticas pedagógicas. Além disso houve a prevalência do uso de atividades que contemplam a avaliação formativa, visto que os docentes utilizaram diversas tarefas em que se destacaram características de produção, tais como a confecção de cartazes, murais colaborativos virtuais e físicos, nuvem de palavras, vídeo curto, história em quadrinhos e slides. Conclui-se que os docentes participantes da formação continuada construíram e aplicaram planos de aulas que evidenciaram o uso de TDICs nos processos de avaliação, com o fim de atender a multiplicidade de formas de aprender na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2489_TB3005_27102024194754.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE FERNANDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELAINE FERNANDA" "autor_email" => "elainefernanda14@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111011 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3005 "inscrito_id" => 2489 "titulo" => "A AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A avaliação é uma etapa primordial no processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela é possível diagnosticar as concepções prévias, dificuldades evidenciadas no processo de construção de conhecimentos pelos estudantes, bem como (re)orientar o planejamento das práticas pedagógicas. O objetivo desta pesquisa é avaliar como os docentes participantes de um curso de formação continuada inseriram os diferentes tipos de avaliação no planejamento e na execução de aulas, envolvendo Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Trata-se de um recorte das ações do projeto de pesquisa-ação intitulado “Metodologias Ativas e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em escolas da rede pública de Sergipe”, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas da Universidade Federal de Sergipe (GEPIMA/CNPq/UFS). O projeto apresenta quatro etapas: formação, planejamento, execução junto aos estudantes e avaliação. Este trabalho considera os dados coletados durante as três últimas etapas, no tocante ao uso de TDICs nas aulas. A análise dos dados foi realizada utilizando os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), bem como os pressupostos teóricos referentes à avaliação encontrados em Libâneo (2017) e Zabala (1998). Os resultados evidenciaram a ocorrência de avaliação diagnóstica durante a aplicação das situações de aprendizagens, o que permitiu direcionar o planejamento das práticas pedagógicas. Além disso houve a prevalência do uso de atividades que contemplam a avaliação formativa, visto que os docentes utilizaram diversas tarefas em que se destacaram características de produção, tais como a confecção de cartazes, murais colaborativos virtuais e físicos, nuvem de palavras, vídeo curto, história em quadrinhos e slides. Conclui-se que os docentes participantes da formação continuada construíram e aplicaram planos de aulas que evidenciaram o uso de TDICs nos processos de avaliação, com o fim de atender a multiplicidade de formas de aprender na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2489_TB3005_27102024194754.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE FERNANDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELAINE FERNANDA" "autor_email" => "elainefernanda14@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }