O artigo trata sobre o papel do coordenador pedagógico para o desenvolvimento do aluno e de que forma esse profissional atende às necessidades do cotidiano da escola. Para suprir a falta de alguns recursos a escola sempre busca alternativas para superar as dificuldades. O objetivo é entender como a coordenação contorna as demandas recorrentes, principalmente no que envolve a aprendizagem do aluno. Essa pesquisa se deu a partir da disciplina Estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares, viabilizando a pesquisa-ação, cujo foco foi o plano de intervenção para os alunos com maiores dificuldades na leitura e na escrita. Por se tratar de um período limitado o tempo foi curto, no entanto, numa conversa casual com a coordenadora, ela nos comunicou que o que fizemos foi o suficiente para que os estudantes percebessem que precisavam desse apoio, além de despertar o interesse neles. É nítido o quão fundamental é a função do coordenador pedagógico, além de seu papel de prestar auxílio didático-pedagógico aos professores, prioriza também a assistência aos alunos como por exemplo: a implementação do reforço no contraturno e o projeto de intervenção, isso em prol da melhoria na aprendizagem dos estudantes, bem como dialogar e ouvir as sugestões de pais e professores. Outrossim, tem um olhar mais aprofundado do todo de uma escola e busca solucionar as demandas junto da direção. Do projeto de intervenção, no qual trabalhamos, houve dedicação por parte dos alunos. Em virtude de o tempo ter sido breve, ainda que proveitoso, não foi possível superar as dificuldades dos estudantes na leitura e na escrita, por não ser um processo tão simples, demanda de um tempo mais logo para que haja total eficácia do planejamento.