RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DO ALUNO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111038 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3047 "inscrito_id" => 8458 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DO ALUNO" "resumo" => "O artigo trata sobre o papel do coordenador pedagógico para o desenvolvimento do aluno e de que forma esse profissional atende às necessidades do cotidiano da escola. Para suprir a falta de alguns recursos a escola sempre busca alternativas para superar as dificuldades. O objetivo é entender como a coordenação contorna as demandas recorrentes, principalmente no que envolve a aprendizagem do aluno. Essa pesquisa se deu a partir da disciplina Estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares, viabilizando a pesquisa-ação, cujo foco foi o plano de intervenção para os alunos com maiores dificuldades na leitura e na escrita. Por se tratar de um período limitado o tempo foi curto, no entanto, numa conversa casual com a coordenadora, ela nos comunicou que o que fizemos foi o suficiente para que os estudantes percebessem que precisavam desse apoio, além de despertar o interesse neles. É nítido o quão fundamental é a função do coordenador pedagógico, além de seu papel de prestar auxílio didático-pedagógico aos professores, prioriza também a assistência aos alunos como por exemplo: a implementação do reforço no contraturno e o projeto de intervenção, isso em prol da melhoria na aprendizagem dos estudantes, bem como dialogar e ouvir as sugestões de pais e professores. Outrossim, tem um olhar mais aprofundado do todo de uma escola e busca solucionar as demandas junto da direção. Do projeto de intervenção, no qual trabalhamos, houve dedicação por parte dos alunos. Em virtude de o tempo ter sido breve, ainda que proveitoso, não foi possível superar as dificuldades dos estudantes na leitura e na escrita, por não ser um processo tão simples, demanda de um tempo mais logo para que haja total eficácia do planejamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8458_TB3047_12102024190326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER STEFANE PAIVA" "autor_nome_curto" => "JENIFFER PAIVA" "autor_email" => "stefanepaiva1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111038 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3047 "inscrito_id" => 8458 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DO ALUNO" "resumo" => "O artigo trata sobre o papel do coordenador pedagógico para o desenvolvimento do aluno e de que forma esse profissional atende às necessidades do cotidiano da escola. Para suprir a falta de alguns recursos a escola sempre busca alternativas para superar as dificuldades. O objetivo é entender como a coordenação contorna as demandas recorrentes, principalmente no que envolve a aprendizagem do aluno. Essa pesquisa se deu a partir da disciplina Estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares, viabilizando a pesquisa-ação, cujo foco foi o plano de intervenção para os alunos com maiores dificuldades na leitura e na escrita. Por se tratar de um período limitado o tempo foi curto, no entanto, numa conversa casual com a coordenadora, ela nos comunicou que o que fizemos foi o suficiente para que os estudantes percebessem que precisavam desse apoio, além de despertar o interesse neles. É nítido o quão fundamental é a função do coordenador pedagógico, além de seu papel de prestar auxílio didático-pedagógico aos professores, prioriza também a assistência aos alunos como por exemplo: a implementação do reforço no contraturno e o projeto de intervenção, isso em prol da melhoria na aprendizagem dos estudantes, bem como dialogar e ouvir as sugestões de pais e professores. Outrossim, tem um olhar mais aprofundado do todo de uma escola e busca solucionar as demandas junto da direção. Do projeto de intervenção, no qual trabalhamos, houve dedicação por parte dos alunos. Em virtude de o tempo ter sido breve, ainda que proveitoso, não foi possível superar as dificuldades dos estudantes na leitura e na escrita, por não ser um processo tão simples, demanda de um tempo mais logo para que haja total eficácia do planejamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8458_TB3047_12102024190326.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER STEFANE PAIVA" "autor_nome_curto" => "JENIFFER PAIVA" "autor_email" => "stefanepaiva1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }