O profissional de pedagogia atravessa constantes desafios na contemporaneidade, desde o modo como seu processo formativo é construído, perpassando pela relação que essa pedagogia estabelece com a sociedade vigente. Nesse sentido, pensar a sua atuação em diversos espaços é uma premissa importante para se refletir sobre os desafios existentes nesse cenário. Diante disso, esta investigação analisou a práxis pedagógica em espaços educacionais não-escolares. O lócus da pesquisa foi o bairro Serviluz, em Fortaleza/CE, onde estão situadas as duas organizações estudadas, o Instituto Trêsmares e o Instituto Serviluz. Ambas contam com pedagogos (as) em sua atuação com crianças e adolescentes do referido bairro. A fim de responder a essa dimensão, elencam-se os seguintes objetivos específicos: a) Compreender o trabalho social do pedagogo em movimentos sociais, b) Investigar o processo formativo de ONGs no Serviluz, com ênfase nos dois institutos, e c) Analisar a práxis pedagógica desses grupos por meio da reflexão sobre seu acervo documental. O recurso metodológico empregado é a análise documental, crucial na pesquisa de cunho qualitativo, explorando registros textuais e visuais para compreender as dinâmicas pedagógicas nos ambientes não-escolares sob estudo. Os resultados oferecem novos olhares sobre o papel do pedagogo em tais contextos, salientando a importância de uma práxis educativa embasada no diálogo, na reflexão crítica e no comprometimento com a mudança social. A análise documental propicia uma compreensão ampliada dos fundamentos das práticas pedagógicas das instituições pesquisadas. Em síntese, este estudo contribuiu para a análise da atuação do pedagogo em espaços educacionais não-escolares, ressaltando a necessidade de uma formação holística para os profissionais da pedagogia. Ao destacar a relevância da educação emancipadora, a investigação destacou a importância de práticas pedagógicas que fomentem não apenas o conhecimento, mas também a consciência e a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa pautada na equidade.