Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111347
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3482
    "inscrito_id" => 11278
    "titulo" => "O ENSINO DA TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino da Educação Física é um componente obrigatório desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, com isso a sua área que contempla diversos conteúdos dispõe dentre eles o ensino da saúde. Considerando que os assuntos pertinentes a esse tópico devem ser abordados nas aulas de Educação Física, tendo em vista a sua importância em tratar da qualidade de vida do ser humano, o objetivo deste estudo é analisar como a temática saúde está sendo abordada nas aulas de Educação Física escolar de três escolas estaduais. A metodologia utilizada é de cunho qualitativa e descritiva. Foi feita a aplicação de um questionário aos participantes desenvolvido através do aplicativo Google Forms. A amostra teve um total de 4 participantes, todos professores da área aqui retratada e atuantes na educação pública no Ensino Médio da cidade de Canindé-CE, sendo uma escola de ensino profissional, a segunda de tempo integral e uma terceira de ensino regular. A partir da análise dos dados foi possível observar que a abordagem das aulas sobre o conteúdo saúde é presente em ambas as escolas participantes, porém, é pertinente apenas em algumas a desenvoltura de um olhar mais detalhado para o ensino e aprendizado da mesma nas escolas. O trabalho possibilitou ter um olhar mais reflexivo para o ensino da saúde nas aulas de Educação Física e se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas para essa temática, para que haja mais conhecimentos e possibilidades de discussões da mesma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11278_TB3482_18102024182731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA DE ASSIS ALMEIDA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA"
    "autor_email" => "clarinhacosta0624@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111347
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3482
    "inscrito_id" => 11278
    "titulo" => "O ENSINO DA TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino da Educação Física é um componente obrigatório desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, com isso a sua área que contempla diversos conteúdos dispõe dentre eles o ensino da saúde. Considerando que os assuntos pertinentes a esse tópico devem ser abordados nas aulas de Educação Física, tendo em vista a sua importância em tratar da qualidade de vida do ser humano, o objetivo deste estudo é analisar como a temática saúde está sendo abordada nas aulas de Educação Física escolar de três escolas estaduais. A metodologia utilizada é de cunho qualitativa e descritiva. Foi feita a aplicação de um questionário aos participantes desenvolvido através do aplicativo Google Forms. A amostra teve um total de 4 participantes, todos professores da área aqui retratada e atuantes na educação pública no Ensino Médio da cidade de Canindé-CE, sendo uma escola de ensino profissional, a segunda de tempo integral e uma terceira de ensino regular. A partir da análise dos dados foi possível observar que a abordagem das aulas sobre o conteúdo saúde é presente em ambas as escolas participantes, porém, é pertinente apenas em algumas a desenvoltura de um olhar mais detalhado para o ensino e aprendizado da mesma nas escolas. O trabalho possibilitou ter um olhar mais reflexivo para o ensino da saúde nas aulas de Educação Física e se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas para essa temática, para que haja mais conhecimentos e possibilidades de discussões da mesma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11278_TB3482_18102024182731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA DE ASSIS ALMEIDA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA"
    "autor_email" => "clarinhacosta0624@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino da Educação Física é um componente obrigatório desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, com isso a sua área que contempla diversos conteúdos dispõe dentre eles o ensino da saúde. Considerando que os assuntos pertinentes a esse tópico devem ser abordados nas aulas de Educação Física, tendo em vista a sua importância em tratar da qualidade de vida do ser humano, o objetivo deste estudo é analisar como a temática saúde está sendo abordada nas aulas de Educação Física escolar de três escolas estaduais. A metodologia utilizada é de cunho qualitativa e descritiva. Foi feita a aplicação de um questionário aos participantes desenvolvido através do aplicativo Google Forms. A amostra teve um total de 4 participantes, todos professores da área aqui retratada e atuantes na educação pública no Ensino Médio da cidade de Canindé-CE, sendo uma escola de ensino profissional, a segunda de tempo integral e uma terceira de ensino regular. A partir da análise dos dados foi possível observar que a abordagem das aulas sobre o conteúdo saúde é presente em ambas as escolas participantes, porém, é pertinente apenas em algumas a desenvoltura de um olhar mais detalhado para o ensino e aprendizado da mesma nas escolas. O trabalho possibilitou ter um olhar mais reflexivo para o ensino da saúde nas aulas de Educação Física e se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas para essa temática, para que haja mais conhecimentos e possibilidades de discussões da mesma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.