O ENSINO DA TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111347 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3482 "inscrito_id" => 11278 "titulo" => "O ENSINO DA TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino da Educação Física é um componente obrigatório desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, com isso a sua área que contempla diversos conteúdos dispõe dentre eles o ensino da saúde. Considerando que os assuntos pertinentes a esse tópico devem ser abordados nas aulas de Educação Física, tendo em vista a sua importância em tratar da qualidade de vida do ser humano, o objetivo deste estudo é analisar como a temática saúde está sendo abordada nas aulas de Educação Física escolar de três escolas estaduais. A metodologia utilizada é de cunho qualitativa e descritiva. Foi feita a aplicação de um questionário aos participantes desenvolvido através do aplicativo Google Forms. A amostra teve um total de 4 participantes, todos professores da área aqui retratada e atuantes na educação pública no Ensino Médio da cidade de Canindé-CE, sendo uma escola de ensino profissional, a segunda de tempo integral e uma terceira de ensino regular. A partir da análise dos dados foi possível observar que a abordagem das aulas sobre o conteúdo saúde é presente em ambas as escolas participantes, porém, é pertinente apenas em algumas a desenvoltura de um olhar mais detalhado para o ensino e aprendizado da mesma nas escolas. O trabalho possibilitou ter um olhar mais reflexivo para o ensino da saúde nas aulas de Educação Física e se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas para essa temática, para que haja mais conhecimentos e possibilidades de discussões da mesma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11278_TB3482_18102024182731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA DE ASSIS ALMEIDA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "clarinhacosta0624@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111347 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3482 "inscrito_id" => 11278 "titulo" => "O ENSINO DA TEMÁTICA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino da Educação Física é um componente obrigatório desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, com isso a sua área que contempla diversos conteúdos dispõe dentre eles o ensino da saúde. Considerando que os assuntos pertinentes a esse tópico devem ser abordados nas aulas de Educação Física, tendo em vista a sua importância em tratar da qualidade de vida do ser humano, o objetivo deste estudo é analisar como a temática saúde está sendo abordada nas aulas de Educação Física escolar de três escolas estaduais. A metodologia utilizada é de cunho qualitativa e descritiva. Foi feita a aplicação de um questionário aos participantes desenvolvido através do aplicativo Google Forms. A amostra teve um total de 4 participantes, todos professores da área aqui retratada e atuantes na educação pública no Ensino Médio da cidade de Canindé-CE, sendo uma escola de ensino profissional, a segunda de tempo integral e uma terceira de ensino regular. A partir da análise dos dados foi possível observar que a abordagem das aulas sobre o conteúdo saúde é presente em ambas as escolas participantes, porém, é pertinente apenas em algumas a desenvoltura de um olhar mais detalhado para o ensino e aprendizado da mesma nas escolas. O trabalho possibilitou ter um olhar mais reflexivo para o ensino da saúde nas aulas de Educação Física e se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas para essa temática, para que haja mais conhecimentos e possibilidades de discussões da mesma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11278_TB3482_18102024182731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA DE ASSIS ALMEIDA COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARA" "autor_email" => "clarinhacosta0624@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }