Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO... DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA VIDA DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111376
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3519
    "inscrito_id" => 10876
    "titulo" => "TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO... DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA VIDA DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente artigo examina a relação entre professores e tempo, destacando sua complexidade e desafios. A gestão eficaz do tempo é fundamental para o sucesso profissional dos educadores, no entanto, a realidade do ambiente escolar muitas vezes apresenta obstáculos significativos. O estudo buscou trazer alguns conceitos de tempo, sua relação com os profissionais da educação, as transformações advindas do período pandêmico, possíveis desdobramentos futuros e reflexos em diferentes salas de aula. A pesquisa foi de cunho qualitativo e pautou-se na abordagem teórica de SANTOS (2020) a respeito do tempo, HARGREAVES E SHIRLEY (2023) a respeito do bem-estar nas escolas e NOVOA (2023) para a formação de professores. Os resultados revelam que os professores enfrentam uma série de demandas que competem por sua atenção, incluindo planejamento de aulas, correção de trabalhos, reuniões administrativas, entre outros. Além disso, questões relacionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional também surgem como preocupações importantes. Este artigo destaca a necessidade de construir estratégias eficazes de gerenciamento do tempo, bem como apoio institucional para promover o bem-estar e o desenvolvimento dos professores no contexto educacional contemporâneo, promovendo assim um ambiente educativo mais efetivo e agradável, que consequentemente produz aprendizagem significativa e cidadãos conscientes e participativos, capazes de construírem uma sociedade mais justa em todos os sentidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10876_TB3519_08042024225842.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA GABRIEL GONÇALVES E SÁ"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priggsa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111376
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3519
    "inscrito_id" => 10876
    "titulo" => "TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO... DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA VIDA DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente artigo examina a relação entre professores e tempo, destacando sua complexidade e desafios. A gestão eficaz do tempo é fundamental para o sucesso profissional dos educadores, no entanto, a realidade do ambiente escolar muitas vezes apresenta obstáculos significativos. O estudo buscou trazer alguns conceitos de tempo, sua relação com os profissionais da educação, as transformações advindas do período pandêmico, possíveis desdobramentos futuros e reflexos em diferentes salas de aula. A pesquisa foi de cunho qualitativo e pautou-se na abordagem teórica de SANTOS (2020) a respeito do tempo, HARGREAVES E SHIRLEY (2023) a respeito do bem-estar nas escolas e NOVOA (2023) para a formação de professores. Os resultados revelam que os professores enfrentam uma série de demandas que competem por sua atenção, incluindo planejamento de aulas, correção de trabalhos, reuniões administrativas, entre outros. Além disso, questões relacionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional também surgem como preocupações importantes. Este artigo destaca a necessidade de construir estratégias eficazes de gerenciamento do tempo, bem como apoio institucional para promover o bem-estar e o desenvolvimento dos professores no contexto educacional contemporâneo, promovendo assim um ambiente educativo mais efetivo e agradável, que consequentemente produz aprendizagem significativa e cidadãos conscientes e participativos, capazes de construírem uma sociedade mais justa em todos os sentidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10876_TB3519_08042024225842.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA GABRIEL GONÇALVES E SÁ"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priggsa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo examina a relação entre professores e tempo, destacando sua complexidade e desafios. A gestão eficaz do tempo é fundamental para o sucesso profissional dos educadores, no entanto, a realidade do ambiente escolar muitas vezes apresenta obstáculos significativos. O estudo buscou trazer alguns conceitos de tempo, sua relação com os profissionais da educação, as transformações advindas do período pandêmico, possíveis desdobramentos futuros e reflexos em diferentes salas de aula. A pesquisa foi de cunho qualitativo e pautou-se na abordagem teórica de SANTOS (2020) a respeito do tempo, HARGREAVES E SHIRLEY (2023) a respeito do bem-estar nas escolas e NOVOA (2023) para a formação de professores. Os resultados revelam que os professores enfrentam uma série de demandas que competem por sua atenção, incluindo planejamento de aulas, correção de trabalhos, reuniões administrativas, entre outros. Além disso, questões relacionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional também surgem como preocupações importantes. Este artigo destaca a necessidade de construir estratégias eficazes de gerenciamento do tempo, bem como apoio institucional para promover o bem-estar e o desenvolvimento dos professores no contexto educacional contemporâneo, promovendo assim um ambiente educativo mais efetivo e agradável, que consequentemente produz aprendizagem significativa e cidadãos conscientes e participativos, capazes de construírem uma sociedade mais justa em todos os sentidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.