O presente artigo examina a relação entre professores e tempo, destacando sua complexidade e desafios. A gestão eficaz do tempo é fundamental para o sucesso profissional dos educadores, no entanto, a realidade do ambiente escolar muitas vezes apresenta obstáculos significativos. O estudo buscou trazer alguns conceitos de tempo, sua relação com os profissionais da educação, as transformações advindas do período pandêmico, possíveis desdobramentos futuros e reflexos em diferentes salas de aula. A pesquisa foi de cunho qualitativo e pautou-se na abordagem teórica de SANTOS (2020) a respeito do tempo, HARGREAVES E SHIRLEY (2023) a respeito do bem-estar nas escolas e NOVOA (2023) para a formação de professores. Os resultados revelam que os professores enfrentam uma série de demandas que competem por sua atenção, incluindo planejamento de aulas, correção de trabalhos, reuniões administrativas, entre outros. Além disso, questões relacionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional também surgem como preocupações importantes. Este artigo destaca a necessidade de construir estratégias eficazes de gerenciamento do tempo, bem como apoio institucional para promover o bem-estar e o desenvolvimento dos professores no contexto educacional contemporâneo, promovendo assim um ambiente educativo mais efetivo e agradável, que consequentemente produz aprendizagem significativa e cidadãos conscientes e participativos, capazes de construírem uma sociedade mais justa em todos os sentidos.