APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARAENSE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111459 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3643 "inscrito_id" => 763 "titulo" => "APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARAENSE" "resumo" => "As tecnologias digitais influenciam diretamente na forma de organização social e podem promover modificações, além de influenciar no modo como as pessoas vivem e se relacionam em diferentes lugares. Nos espaços escolares e acadêmicos, não é diferente, pois elas estão presentes no cotidiano de professores e de alunos, auxiliam no desenvolvimento de diferentes tarefas e atividades e, portanto, exercem influência direta na formação educacional. O presente estudo investigou o uso de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas na prática pedagógica de professores de uma universidade pública paraense. Objetivou-se investigar como professores dessa Universidade aplicam as tecnologias digitais e as metodologias ativas em sua prática pedagógica. A pesquisa constou de uma revisão bibliográfica, a partir da seleção de referenciais teóricos e artigos científicos em sites como Scielo e Google Acadêmico, e se baseou em uma análise interpretativa sobre como as tecnologias digitais e as metodologias ativas são abordadas, sua importância para a educação e suas principais contribuições para a formação de ambientes ativos de aprendizagem. Com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados, aplicou-se um questionário aos docentes com 13 questões objetivas, que versaram sobre seus conhecimentos a respeito das tecnologias e das metodologias que utilizam; a frequência de uso; fatores que dificultam e avaliação sobre seus usos; percepção dos alunos e os impactos na aprendizagem. Os resultados demonstraram que, apesar dos professores conhecerem e fazerem uso regularmente de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas, alguns docentes reconhecem que é necessário ampliar os conhecimentos nessa área; além disso, reclamam que a falta de infraestrutura também dificulta a aplicação de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas. Concluiu-se que, a promoção de formação continuada e investimentos na infraestrutura podem contribuir para que os professores façam uso de forma mais efetiva das Tecnologias Digitais e das Metodologias Ativas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID763_TB3643_27102024225502.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA MARIA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "Cintia Cardoso" "autor_email" => "cintia.cardoso@ufra.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111459 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3643 "inscrito_id" => 763 "titulo" => "APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARAENSE" "resumo" => "As tecnologias digitais influenciam diretamente na forma de organização social e podem promover modificações, além de influenciar no modo como as pessoas vivem e se relacionam em diferentes lugares. Nos espaços escolares e acadêmicos, não é diferente, pois elas estão presentes no cotidiano de professores e de alunos, auxiliam no desenvolvimento de diferentes tarefas e atividades e, portanto, exercem influência direta na formação educacional. O presente estudo investigou o uso de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas na prática pedagógica de professores de uma universidade pública paraense. Objetivou-se investigar como professores dessa Universidade aplicam as tecnologias digitais e as metodologias ativas em sua prática pedagógica. A pesquisa constou de uma revisão bibliográfica, a partir da seleção de referenciais teóricos e artigos científicos em sites como Scielo e Google Acadêmico, e se baseou em uma análise interpretativa sobre como as tecnologias digitais e as metodologias ativas são abordadas, sua importância para a educação e suas principais contribuições para a formação de ambientes ativos de aprendizagem. Com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados, aplicou-se um questionário aos docentes com 13 questões objetivas, que versaram sobre seus conhecimentos a respeito das tecnologias e das metodologias que utilizam; a frequência de uso; fatores que dificultam e avaliação sobre seus usos; percepção dos alunos e os impactos na aprendizagem. Os resultados demonstraram que, apesar dos professores conhecerem e fazerem uso regularmente de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas, alguns docentes reconhecem que é necessário ampliar os conhecimentos nessa área; além disso, reclamam que a falta de infraestrutura também dificulta a aplicação de Tecnologias Digitais e de Metodologias Ativas. Concluiu-se que, a promoção de formação continuada e investimentos na infraestrutura podem contribuir para que os professores façam uso de forma mais efetiva das Tecnologias Digitais e das Metodologias Ativas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID763_TB3643_27102024225502.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA MARIA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "Cintia Cardoso" "autor_email" => "cintia.cardoso@ufra.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }