A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112414 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5029 "inscrito_id" => 13270 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto investigar a inclusão de alunos com deficiência em uma escola no ensino regular no município de Brejo do Cruz-PB. Desta forma, tratou-se como problema, reconhecer se é possível propiciar a aprendizagem e incluir, de maneira efetiva, os alunos com deficiência no ensino regular. O trabalho apresenta embasamento teórico estruturado em autores como Mantoan (2003, 2005), Rosseto (2005), Alves (2006) e outros que enfocam os assuntos relacionados ao tema. Para tornar os objetivos do estudo exequíveis, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória de caráter qualitativo e análise documental de dados com quantitativo de alunos com necessidades atendidos na escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Torres. Verificou-se que a partir das leituras realizadas, a Educação Inclusiva no Brasil tem desfrutado de uma série de conquistas na última década, mas por outro lado, ainda enfrenta vários desafios e retrocessos. A partir das reflexões realizadas, percebe-se que ainda é necessária uma mudança de postura diante da Educação Especial e da Inclusão. Diante desta realidade, faz-se necessário reformular ações e práticas pedagógicas, indicando assim, a necessidade do acompanhamento e avaliação das políticas adotadas, bem como a formação continuada e a qualificação dos professores. Noutra perspectiva percebeu-se que a parceria entre a escola e a família é fundamental para garantir o sucesso escolar dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13270_TB5029_24062024174843.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA FERNANDES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "ffadri@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112414 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5029 "inscrito_id" => 13270 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto investigar a inclusão de alunos com deficiência em uma escola no ensino regular no município de Brejo do Cruz-PB. Desta forma, tratou-se como problema, reconhecer se é possível propiciar a aprendizagem e incluir, de maneira efetiva, os alunos com deficiência no ensino regular. O trabalho apresenta embasamento teórico estruturado em autores como Mantoan (2003, 2005), Rosseto (2005), Alves (2006) e outros que enfocam os assuntos relacionados ao tema. Para tornar os objetivos do estudo exequíveis, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória de caráter qualitativo e análise documental de dados com quantitativo de alunos com necessidades atendidos na escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Torres. Verificou-se que a partir das leituras realizadas, a Educação Inclusiva no Brasil tem desfrutado de uma série de conquistas na última década, mas por outro lado, ainda enfrenta vários desafios e retrocessos. A partir das reflexões realizadas, percebe-se que ainda é necessária uma mudança de postura diante da Educação Especial e da Inclusão. Diante desta realidade, faz-se necessário reformular ações e práticas pedagógicas, indicando assim, a necessidade do acompanhamento e avaliação das políticas adotadas, bem como a formação continuada e a qualificação dos professores. Noutra perspectiva percebeu-se que a parceria entre a escola e a família é fundamental para garantir o sucesso escolar dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13270_TB5029_24062024174843.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA FERNANDES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "ffadri@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }